Veja 5 dicas para cadastrar produtos e vender online

Conheça práticas importantes no cadastro de produtos que podem fazer diferença

  • Data: 18/05/2021 08:05
  • Alterado: 18/05/2021 08:05
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Veja 5 dicas para cadastrar produtos e vender online

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A maneira como os produtos são apresentados nos sites faz toda a diferença para o seu sucesso de vendas. Diferente das lojas físicas que possuem o auxílio dos vendedores para guiar e convencer seus clientes, as lojas virtuais precisam ganhar a atenção do consumidor através da forma como apresenta o seu produto. Por isso, o cadastro eficiente é tão importante para as vendas online. As melhores práticas para cadastrar um produto em um site podem até mesmo variar conforme o tipo de plataforma que esteja utilizando. Porém, algumas dicas gerais são válidas para a maioria dos itens publicados na internet.

Fotos de produtos

Entre os principais elementos no cadastro de produtos estão as fotos. Por causa do contato limitado que o cliente tem com o item que deseja, as fotos dos produtos podem ser um fator determinante para decidir se vai finalizar a compra ou optar por outra loja. Sendo assim, alguns aspectos das fotos são essenciais para garantir os resultados na venda dos produtos, como uma boa iluminação, qualidade na resolução das imagens e fotos com fundo branco ou o mais neutro possível, por exemplo. Em alguns segmentos, pode ser necessário apresentar o produto dentro de um cenário, porém deve-se sempre evitar a poluição visual com excesso de elementos na imagem.

Descrição do produto

A descrição dos produtos nem sempre é levada a sério por parte de muitos lojistas online, porém esse item no cadastro do produto pode trazer muitos resultados se for bem desenvolvido. É importante manter sempre uma padronização nas informações cadastradas nos produtos, reproduzindo esse padrão em todos os itens da loja. Dependendo do produto, também pode ser interessante o uso de fichas técnicas – ou até mesmo tabelas – com dados, como medidas, materiais, cores, entre outras informações que sejam relevantes para o seu segmento. Além de fornecer conteúdo para ganhar a atenção e confiança do cliente sobre o produto, os textos publicados na descrição também podem auxiliar na otimização da sua página.

Categorias de produtos

Normalmente, os marketplaces categorizam seus produtos através do seu próprio sistema e disponibiliza uma seleção de categorias pré-definidas para cadastrar os itens. Porém, caso tenha um e-commerce próprio, o lojista precisa definir como vai categorizar seus produtos. Deve-se levar em consideração como seus clientes usualmente pesquisam pelo seu produto e procuram pelo item no site. Além das categorias principais, também existem as subcategorias para afunilar ainda mais o processo de pesquisa dos clientes. Por exemplo, as lojas virtuais de vestuário dividem seus produtos em masculino, feminino, infantil, entre outras categorias e subcategorias em blusa, calça, calçado etc. Ter um site com categorias organizadas facilita o processo de compra do consumidor.

Serviço de cadastro de produtos

Se a sua loja virtual precisa de atualizações constantes de produtos, talvez seja necessário selecionar um funcionário designado somente para essa atividade. Caso não tenha essa disponibilidade, também é possível terceirizar esse tipo de serviço através de agências de marketing digital responsáveis por criação e gerenciamento de sites.

A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.

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  • Data: 18/05/2021 08:05
  • Alterado:18/05/2021 08:05
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  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet









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