Tráfego pago: o que é e como funciona?
Entenda quais são os tipos de tráfego pago e qual a importância dessa estratégia
- Data: 04/01/2023 09:01
- Alterado: 04/01/2023 09:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:Freepik
Quando falamos em estratégias para atrair públicos-alvo para negócios online, é comum encontrarmos referências ao tráfego pago. Isso acontece porque o tráfego pago faz parte das ações do marketing digital utilizadas para colocar uma marca em destaque e trazer clientes em potencial para a empresa.
O que é tráfego pago?
Primeiramente, precisamos esclarecer ao que estamos nos referindo quando falamos de tráfego aqui. Em estratégias de marketing digital, o tráfego é a movimentação de pessoas em páginas da web. Dessa maneira, o número de visitantes que um site recebe é um exemplo de tráfego no mundo digital. O tráfego pago é o tráfego conquistado através de anúncios na internet. Ou seja, a empresa paga para veicular anúncios com a sua marca e o seu conteúdo em plataformas com capacidade de atingir uma grande audiência, atraindo mais pessoas e, consequentemente, um tráfego maior para o seu site, e-commerce ou landing page.
Como o tráfego pago funciona e quais as principais ferramentas?
De maneira simples, o tráfego pago exige um investimento direto para obter resultados. Assim, quanto maior o valor aplicado, maior serão os resultados e o tempo que as campanhas de anúncios serão exibidas. Existem diversos tipos de anúncios online e cada plataforma disponibiliza uma série de formatos diferentes. Conheça as principais opções:
Google Ads: a ferramenta do Google é uma das mais utilizadas e conhecidas. Com o Google Ads, é possível desenvolver anúncios para colocar páginas em destaque nos resultados de busca do Google, entre outras formas de links patrocinados.
YouTube Ads: a plataforma permite publicar anúncios em vários locais do YouTube, incluindo os próprios vídeos e sugestões. Para produzir campanhas no YouTube Ads, é preciso estar vinculado ao Google Ads.
Instagram Ads e Facebook Ads: o Instagram Ads é uma ferramenta exclusiva para posts patrocinados no Instagram. E o Facebook possui uma ferramenta específica para o gerenciamento de anúncios. Além disso, as duas redes sociais podem ser integradas.
Outras redes sociais como o LinkedIn, o TikTok e o Twitter também possuem ferramentas para geração de mídias pagas.
Taboola: a plataforma possibilita desenvolver campanhas para serem exibidas em portais de notícias com grande número de visitantes. Com o Taboola, o conteúdo criado é exibido como sugestão entre as notícias publicadas.
Qual a importância do tráfego pago?
Pense em um site de uma marca completo com boa performance e uma identidade visual incrível, porém sem visitas dos seus clientes em potencial. Apesar do bom trabalho realizado durante o desenvolvimento do site, ele não consegue atingir o seu propósito se não alcançar o público-alvo do negócio. Por isso, estratégias como o tráfego pago são essenciais para atrair clientes em potencial e gerar visitas em sites, lojas virtuais, apps e landing pages.
Também é importante lembrar que os anúncios do tráfego pago não são as únicas ações existentes no marketing para aumentar o tráfego online. As práticas de SEO, o marketing de conteúdo e o e-mail marketing são estratégias com o mesmo objetivo. O tráfego gerado por essas estratégias é chamado de tráfego orgânico, uma vez que os visitantes são atraídos por ações que não dependem do investimento em anúncios online. Tanto o tráfego pago quanto o tráfego orgânico oferecem vantagens para as empresas e podem ser trabalhados em conjunto. A principal diferença está no tempo e orçamento aplicados. As estratégias do tráfego orgânico exigem um trabalho a longo prazo. Enquanto o tráfego pago possibilita alcançar resultados com mais rapidez.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.