Tecnologia NFC e QR Code: formas de pagamento além do cartão e do dinheiro

Novas tecnologias, como o pagamento via NFC e QR Code, trazem praticidade e inovação para as operações do nosso dia a dia

  • Data: 24/01/2020 17:01
  • Alterado: 24/01/2020 17:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira / Plataformanet
Tecnologia NFC e QR Code: formas de pagamento além do cartão e do dinheiro

Crédito:Freepik

Você está em:

As tecnologias utilizadas nas formas de pagamento evoluíram e atualmente é possível encontrar no mercado outras alternativas, além das transações em dinheiro e cartões de crédito ou débito. Fazer pagamentos utilizando o smartphone e, até mesmo, o smartwatch já é uma realidade em muitos estabelecimentos. As cobranças via NFC e os pagamentos por QR Code são opções para tornar a rotina do cliente e do vendedor mais prática ou ainda resolver situações onde a pessoa não tem acesso a sua carteira e, por consequência, às formas de pagamento tradicionais.

A tecnologia NFC (Near Field Communication) ou contactless (sem contato) funciona através da aproximação de dois dispositivos habilitados com esse sistema, como o celular do cliente e o aparelho com um leitor compatível do vendedor. O NFC é uma tecnologia que vem de fábrica, ou seja, para usar essa forma de pagamento, os dispositivos devem ter esse sistema instalado pelo fabricante. Atualmente, existem cartões que também permitem o pagamento via NFC, além do débito e crédito e para aceitar esse tipo de pagamento, o comerciante deve ter um aparelho compatível que pode ser, até mesmo, um leitor ou máquina de cartão que disponibilize essa opção.

A conexão do NFC é feita por radiofrequência e os aparelhos que serão utilizados na transação devem estar alguns centímetros de distância um do outro. Depois de conectados, as informações do produto são exibidas na tela do smartphone e após a confirmação do cliente, o valor da compra é debitado da carteira digital cadastrada para esse tipo de transação. Esses serviços de pagamento utilizam os dados bancários registrados pelo usuário e são habilitados através dos seus apps.

As carteiras digitais permitem cadastrar as informações do cartão de crédito ou débito e entre os sistemas de pagamentos que possibilitam essa operação, estão o Android Pay (também conhecido como Google Pay), o Apple Pay e o Samsung Pay. A carteira digital também facilita o cadastro de cartões realizado pelo celular, já que as informações cadastradas previamente são gravadas e protegidas, assim o usuário não precisará preencher todos os dados novamente quando se cadastrar em um novo ecommerce, por exemplo.

Assim como a tecnologia NFC, os pagamentos por QR Code também são alternativas que possibilitam fazer pagamentos sem cartão ou dinheiro. O QR Code (Quick Responder Code) é um código de barras bidimensional em formato de um quadrado e através da leitura desse código é possível ter acesso a diferentes informações, como textos, imagens, promoções e links de sites. O pagamento por QR Code é realizado através de um aplicativo, que utiliza a câmera do smartphone para fazer a leitura do código.

Semelhante à tecnologia NFC, algumas máquinas de cartões já disponibilizam o pagamento por QR Code e realizam a emissão do código. Para fazer o pagamento por QR Code, o usuário abre o aplicativo e foca a câmera no código emitido pelo vendedor, o app vai ler o QR Code e redirecionar para a tela em que o cliente vai finalizar a compra. Para fazer essa operação, os dispositivos devem estar conectados à internet e os usuários devem ter conta em uma carteira digital entre aquelas que estão disponíveis para realizar esse tipo de operação, como Mercado Pago, PagSeguro, PayPal e PicPay.

Esses novos meios de cobrança trazem mais praticidade para o cliente e para o vendedor, além de oferecerem novas etapas de segurança que não estão disponíveis nos pagamentos em dinheiro e em cartão. Porém, é importante lembrar que alguns fatores podem influenciar na utilização dessas tecnologias, como os modelos dos dispositivos envolvidos, como a máquina de cartão e o smartphone, a compatibilidade desses aparelhos e as falhas no sinal de internet.

A Plataformanet traz novidades como essas e dicas sobre tecnologia toda semana para você, continue acompanhando o nosso caderno aqui no Portal ABCdoABC.

Compartilhar:

  • Data: 24/01/2020 05:01
  • Alterado:24/01/2020 17:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira / Plataformanet









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados