Sesc oferece atividades e conferência internacional no mês do Meio Ambiente

Projeto promove cerca de 200 atividades sobre o tema, durante todo o mês de junho, nas 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo, incluindo debates, oficinas, feiras, visitas mediadas

  • Data: 14/05/2019 10:05
  • Alterado: 14/05/2019 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc
Sesc oferece atividades e conferência internacional no mês do Meio Ambiente

Crédito:Juliana Hilal

Você está em:

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o Sesc São Paulo será palco de reflexões, trocas de ideias e experiências sobre temas socioambientais, por meio de uma programação especial que integra o projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo”, iniciativa vinculada ao programa de Educação para a Sustentabilidade, mantido pela instituição. O projeto traz cerca de 200 atividades, distribuídas entre as 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo, além da 10º edição da Conferência Internacional de Educação Ambiental e SustentabilidadeO Melhor de ambos os Mundos (Best of Both Worlds), realizada no Sesc Sorocaba entre os dias 12 e 15, em parceria com a ESALQ/USP – Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) e a Universidade Federal de Alfenas.

O “Ideias e Ações para um Novo Tempo” é um projeto de ações permanentes, criado em 2012, com ações realizadas durante todo o ano nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Tem como objetivo identificar iniciativas que conciliam aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais nos seus modos de vida, produção e trabalho, além de compartilhar práticas, saberes e experiências socioambientais voltadas ao cuidado com o ambiente e com as pessoas, associadas ao desenvolvimento do território local. Para isso, durante todo o mês de junho, o projeto intensifica suas ações no intuito de integrar os representantes das diversas iniciativas socioambientais mapeadas, além de promover o diálogo entre o público geral e as iniciativas que transformam a realidade numa perspectiva responsável, justa, ética e sustentável.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “As temáticas socioambientais compõem uma importante agenda, especialmente em razão da complexidade dos dilemas da vida contemporânea e de suas consequências para as sociedades atuais e vindouras.” E complementa: “Diante deste desafio, o Sesc atua na perspectiva dos processos de educação para a cidadania, valorizando o debate em torno dos direitos e deveres do cidadão, como forma de encontrar caminhos e respostas diante da complexidade destas questões.”

A 10ª Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade – O Melhor de ambos os Mundos (Best of Both Worlds) foi criada pela Universidade da África do Sul – UNISA em 1998. Sediado no Brasil pela primeira vez em 2014, o evento teve outras edições realizadas na Malásia (2010 e 2015), África do Sul (2009, 2012 e 2017) e Estados Unidos (2016).

Esta edição conta com a presença de importantes pesquisadores e ativistas, como o indiano Manish Jain, Antônio Nobre, Sonia Guajajara e Célio Turino; mesas de debates; apresentação de pôsteres; oficinas e intervenções culturais.

Já as atividades da ação em rede, que acontecem em todas as unidades do estado, contam com oficinas, debates, vivências, visitas mediadas, intervenções artísticas, encontros entre iniciativas transformadoras da realidade e outros, abordando temas como desenvolvimento local, bem-comum, preservação do meio ambiente, biodiversidade, rede de produtores locais, reciclagem, reutilização, moda sustentável, permacultura, hortas urbanas, compostagem, alimentação com uso das PANC (plantas alimentícias não convencionais) etc.

A Conferência

De 12 a 15 de junho, o Sesc Sorocaba recebe a 10ª Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade – O Melhor de ambos os Mundos (Best of Both Worlds), com o tema “Modos de Viver Sustentáveis”, que tem como objetivos criar oportunidades para a partilha de experiências nacionais e internacionais em Educação Ambiental e Sustentabilidade; contribuir para o fortalecimento de redes baseadas na reflexão e em práticas sociais que apontam para alternativas no enfrentamento das questões socioambientais; e incentivar a construção de uma agenda de articulações entre iniciativas que trabalham com vistas à transição para sociedades sustentáveis.

O diferencial desta edição é a reunião entre representantes de práticas comunitárias locais, especialistas e acadêmicos para refletir sobre Modos de Viver Sustentáveis. A temática destaca as formas de convívio que congregam as dimensões sociais e ambientais, considerando as especificidades econômicas, políticas, culturais, étnicas, territoriais e as diferentes visões de mundo.

Para isso, a Conferência traz uma programação dividida em três eixos, dentre os quais se distribuem os temas das palestras e debates, e que se desdobram ainda como um direcionamento nos assuntos da ação em rede que acontece, simultaneamente, em todas as 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo: (1) O Estado da Terra: entre a Terra e o Território; (2) Como Ser Comunidade? Práticas de Intervenção Socioambiental e (3) Futuro Fora do Tempo: Ética e Saberes como Caminhos para o Bem Comum.

A abertura da Conferência acontece no dia 12 e apresenta o bate-papo “Modos de Viver Sustentáveis”, com Manish Jain, cofundador de organizações como a Shikshantar e Swaraj University, em Udaipur, Rajastão; Antônio Nobre, PhD em Earth System Sciences (Biogeochemistry), pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e representante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A mediação é de Maria Zulmira de Souza, uma das pioneiras em comunicação para a sustentabilidade no Brasil.

Convidado internacional, Manish Jain defende uma educação onde os jovens possam escolher seus próprios líderes e aprender a partir de fontes alternativas de conhecimento sem a necessidade de uma estrutura dominante. Ativista social, cocriou também a Ecoversities, uma aliança de mais de 100 comunidades e universidades livres e alternativas em diferentes partes do mundo.

A partir do dia 13, a programação segue a temática dos três eixos como proposta de recorte. Deste modo, Luiz Marques, professor do Departamento de História (IFCH) da Unicamp, abre o dia com a palestra “O Estado da Terra – Entre a Terra e o Território” (eixo 1). No período da tarde e ainda sob o mesmo tema, a conferência traz como debatedores os representantes de universidades, coletivos e movimentos da sociedade civil Renzo Romano Taddei (Unifesp), Maria Rodrigues (Sítio Mãe Terra) e Benedito Alves da Silva (Ditão) (Quilombo Ivaporunduva).

Já no dia 14, Ximena Paz Dávila Yáñez, especialista em relações humanas e familiares com ênfase em relações de trabalho e cofundadora do Instituto Matríztico, do Chile, conduz o debate “Como Ser Comunidade? Práticas de Intervenção Socioambiental” (eixo 2), com mediação do sociólogo Pedro Jacobi (USP). No segundo período, Zysman Neiman (Unifesp), Antonio Lafuente (Inovação Cidadã) e Fábio Miranda (Instituto Favela da Paz) dão sequência ao tema em um debate que conta com a mediação de Pedro Jacobi (USP).

O último dia (15) se concentra no tema “Futuro Fora do Tempo: Ética e Saberes como Caminhos para o Bem Comum” (eixo 3), com participação do agente cultural e historiador Célio Turino e da líder indígena brasileira Sonia Guajajara. A palestra de encerramento fica por conta de Marcos Sorrentino, coordenador do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca), da USP.

Durante todos os dias, a conferência conta ainda com oficinas e visitas mediadas no período da manhã, além de intervenções artísticas e apresentações de pôsteres na parte da noite.

As inscrições para assistir à conferência estão disponíveis desde 1º de maio  no site <sescsp.org.br/bobw2019> ou presencialmente no Sesc Sorocaba (Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade). As taxas variam de R$20 a R$100.

Destaques da Ação em Rede

A 10ª edição da Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade é parte de vasta programação com cerca de 200 atividade nas 40 unidades do Sesc São Paulo, que tem como propósito aproximar, educar, estimular conversas, saúde, bem-estar e empreendedorismo, ao mesmo tempo em que conscientiza e promove a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde.

De modo geral, os destaques da programação correspondem aos eixos estabelecidos pela conferência, como desdobramentos dos assuntos discutidos para outras práticas, e em outras regiões, configurando o projeto em rede “Ideias e Ações para um Novo Tempo”.

Sob o eixo 1 (O Estado da Terra) está a roda de conversa “Práticas de Sustentabilidade nas Grandes Cidades”, no Sesc 24 de maio; a palestra “Investir no Meio Ambiente traz Saúde à População”, no Centro de Pesquisa e Formação, localizado na capital; os bate-papos “Lixo: Alternativas Individuais, Solução Coletiva”, no Sesc Pompeia, e “Tratamento Ecológico de Esgoto Residencial: Rio Limpo, Comunidade Integrada”, no Sesc Vila Mariana; e os cursos “Energias Renováveis na Periferia e Construção de um Biogestor de Baixo Custo”, no Sesc Interlagos, “Sistemas de Produção Agroecológica Com Ênfase em Agroflorestas: Teoria e Prática”, no Sesc São José dos Campos, e “Design Social Permacultural em Ecovilas e Assentamentos Urbanos e Rurais”, no Sesc Birigui.

O eixo 2 (Como Ser Comunidade?) integra os bate-papos “Ocupar e Ressignificar os Espaços da Cidade”, no Sesc Consolação, “Encontro de Ideias e Ativismos na Zona Leste – Resíduos e Sustentabilidade”, no Sesc Itaquera, e “A Luta Pelo Plantio de Mudas em Espaços Urbanos”, no Sesc Catanduva; a palestra “Inspir(ações) Para um Novo Tempo: Lutas por Qualidade Ambiental nas Periferias”, no Sesc Jundiaí; o curso “Articulação de Agentes Socioambientais Territoriais”, no Sesc Ipiranga; e a exposição “Mostra de Entidades Socioambientais de São Carlos”, no Sesc São Carlos.

E o eixo 3 (Futuro Fora do Tempo), conta com a intervenção “Coletivizando o Aplicativo Cataki”, no Sesc Avenida Paulista; o debate “Videodebate: Área de Proteção Ambiental Guapimirim e Núcleo Cabuçu”, no novíssimo Sesc Guarulhos; a palestra “Eu, Rio: Inspirações e Sociointervenções Educativas”, no Sesc Piracicaba; a vivência “Pdczinho: Permacultura da Criança”, no Sesc Vila Mariana; os bate-papos “Jokana Upã Miâga: A Mãe Água Clama pela Vida do Planeta” também no Sesc Vila Mariana, e “Desemparedamento da Educação e o Aprender com a Natureza”, no Sesc Santo Amaro; além da exposição “Mosaico de Saberes: Modos de Viver Sustentáveis”, no Sesc Registro.

Além dessas, outras atividades que se relacionam com o tema e com os eixos, mas não obrigatoriamente a apenas um deles, na capital, são as oficinas “Horta em Pequenos Espaços” e “Compostagem com Minhocário”, no Sesc 24 de Maio; “Confecção de Tapetes” e “Customização de Roupas”, no Sesc Bom Retiro; “Minicultura e Produção de Brotos para Consumo”, no Sesc Belenzinho; “Construção de Bongô com Madeira Reaproveitada”, no Sesc Itaquera; “Produtos de Limpeza Sustentáveis” e “Minicurso de Fitoterapia e Plantas Medicinais” no Sesc Parque Dom Pedro II; “Produtos de Limpeza Naturais”, “Cosméticos Naturais” e “Fabricação de Composteira”, no Sesc Pompeia.

Também são destaques as intervenções artísticas Pimpex_Arte em Carroças, no Sesc Avenida Paulista, em que um grupo de artistas personalizam, ao vivo, carroças de profissionais de coleta de lixo e o “Desfile de Roupas Customizadas”, no Sesc Bom Retiro, com os trabalhos desenvolvidos por 15 mulheres transexuais e travestis do Projeto Botão de Flor – Otto de Alencar; além do curso  “Socorrista de Fauna Marinha”, com teoria e prática de primeiros socorros a animais marinhos (tartarugas, aves e mamíferos), no Sesc Pinheiros, com visita à cidade de Itanhaém.

O “Brechó da Troca”, que estimula o escambo não monetarizado de roupas, calçados e acessórios, no Sesc Itaquera; a Mostra de Agroecologia, no Sesc São Caetano e a vivência “Plantando Cidade”, que levará um mutirão para o plantio de mudas em vias públicas que têm descarte indevido de lixo na comunidade de Heliópolis, no Sesc Ipiranga.

Nas unidades do interior e litoral, ganham notoriedade ainda as oficinas “Hortas Verticais” e “Compostagem Doméstica”, no Sesc Bauru; “Na Mesa sem Desmatamento – Leites Vegetais”, no Sesc Bertioga e o curso  “Introdução à Agricultura Natural, Teoria e Prática da Filosofia Verde”, no Sesc São José dos Campos; e os bate-papos “As Ervas Medicinais da Mata Atlântica”, no Sesc Bertioga e “Moda Sustentável”, no Sesc Rio Preto.

No Sesc Jundiaí, uma programação complementar conta também com show do grupo Inovasamba, que tem mais de 120 milhões de visualizações nas redes sociais e dissemina uma mensagem humana e positiva e com o espetáculo “Olá, Inezita”, inspirado na artista sertaneja Inezita Barroso. Já no Sesc Campinas, destacam-se as experiências relacionadas à prática do yoga.

Tanto na capital, quanto no interior e litoral, em diversas unidades o público infantil é contemplado com contações de histórias; espetáculos, como “Ninhos”, com coreografias semelhantes a elementos da natureza, no Sesc Campo Limpo; shows, como o “Natureza Viva em Suas Cores, Cheiros e Sabores”, no Sesc Rio Preto; e opções de oficinas e vivências, como “Clubinho da Horta”, no Sesc Santos.

Em exibições, estão os filmes “Os Segredos do Rio Grande”, sobre os cuidados com rios de águas cristalinas, e “O Lórax: Em Busca da Trúfula Perdida”, que conta a história de um menino em busca de uma árvore de verdade, ambos no Cinesesc (Capital); o documentário “Gota.doc”, que denuncia os problemas do lixo marinho, no Sesc Taubaté e “O Sal da Terra”, sobre o projeto do fotógrafo Sebastião Salgado, que registrou regiões do planeta até então inexploradas, no Sesc Jundiaí.

Assuntos como alimentação vegetariana e vegana, vivência com PANC (plantas alimentícias não-convencionais) para crianças e adultos; alimentação viva; práticas de sustentabilidade; agricultura orgânica e artesanato também são abordados, apresentando outras perspectivas sobre as questões socioambientais. 

SERVIÇOS

10ª. Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade.

De 12 a 15 de junho de 2019.

Sesc Sorocaba.

Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade – Sorocaba, SP.

PROGRAMAÇÃO

• 12 DE JUNHO

15h: Credenciamento.

19h às 22h: Cerimônia de Abertura e Conferência – “Modos de Viver Sustentáveis”.

Com Antônio Nobre (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Manish Jain (Ecoversities, Shikshantar e Swaraj University). Mediação de Maria Zulmira de Souza (Canal Planetária).

• 13 DE JUNHO

Eixo 1 – O Estado da Terra: Entre a Terra e o Território.

8h às 12h30: Ações Integradas: visitas mediadas, oficinas e rodas de conversa.

Com iniciativas socioambientais regionais e agentes de educação ambiental do Sesc SP.

14h às 15h: Palestra “O Estado da Terra: Entre a Terra e o Território”.

Com Luiz Marques (Unicamp). Mediação de Patrícia S. Leme (USP).

15h às 16h15: Painel de Debates: O Estado da Terra – Entre a Terra e o Território.

Com Renzo Romano Taddei (Unifesp), Maria Rodrigues (Sítio Mãe Terra) e Benedito Alves da Silva (Ditão) (Quilombo Ivaporunduva). Mediação de Patrícia S. Leme (USP).

16h30 às 17h50: Apresentações Orais.

18h às 19h20: Apresentações de Pôsteres.

20h: Programação Cultural – Com Reis do Cururu.

• 14 DE JUNHO

Eixo 2 – Como Ser Comunidade? Práticas de Intervenção Socioambiental.

8h às 12h30: Ações Integradas: visitas mediadas, oficinas e rodas de conversa.

Com iniciativas socioambientais regionais e agentes de educação ambiental do Sesc SP.

14h às 15h: Palestra “Como ser Comunidade? Práticas de Intervenção Socioambiental”.

Com Ximena Paz Dávila Yãnez (Instituto Matriztico). Mediação de Pedro Jacobi (USP).

15h às 16h15: Painel de Debates: Como ser Comunidade? Práticas de Intervenção Socioambiental.

Com Zysman Neiman (Unifesp), Antônio Lafuente (Centro de Ciencias Humanas y Sociales) e Fábio Miranda (Instituto Favela da Paz). Mediação de Pedro Jacobi (USP).

16h30 às 17h50: Apresentações Orais.

18h às 19h20: Apresentações de Pôsteres.

20h: Programação Cultural – Com Grupo de Capoeira do Quilombo de São Pedro.

• 15 DE JUNHO

Eixo 3 – Futuro Fora do Tempo: Ética e Saberes como Caminhos para o Bem Comum.

8h às 12h30: Ações Integradas: visitas mediadas, oficinas e rodas de conversa.

Com iniciativas socioambientais regionais e agentes de educação ambiental do Sesc SP.

14h às 15h: Palestra “Futuro Fora do Tempo: Ética e Saberes como Caminhos para o Bem Comum”.

Com Célio Turino (Instituto Casa Comum). Mediação de Adriana Imperador (Unifal).

15h às 16h20: Painel de Debates: Futuro Fora do Tempo: Ética e Saberes como Caminhos para o Bem Comum.

Com Sonia Guajajara, Kinda Van Gastel (Engajamundo) e Ondalva Serrano (Instituto Auá). Mediação de Adriana Imperador (Unifal).

16h20 às 17h20: Palestra de Encerramento.

Com Marcos Sorrentino (USP).

18h: Programação Cultural – Orquestra Rural convida Nilton Junior.

INSCRIÇÕES PARA ASSISTIR À CONFERÊNCIA

Período: A partir de 1º de maio

Por meio do link, ou presencialmente, no Sesc Sorocaba – Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.

Taxas:

  • Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e dependentes com cartão de matrícula válido na categoria Credencial plena do Sesc (São Paulo): R$ 20.
  • Trabalhador do comércio, serviços e turismo e dependentes com cartão de matrícula válido do Sesc (em demais estados do Brasil): R$ 20.
  • Pessoas com mais de 60 anos, aposentado, servidor da rede pública de ensino do Brasil, estudante e pessoa com deficiência: R$ 50.
  • Público em geral: R$100.
Compartilhar:

  • Data: 14/05/2019 10:05
  • Alterado:14/05/2019 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados