SERP: o que é e qual a importância para o seu site?
Saiba o que é SERP, como funciona e qual a sua relevância para as estratégias do marketing digital
- Data: 19/10/2022 09:10
- Alterado: 19/10/2022 09:10
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet - Rock Content, Semrush
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O Google é a porta de entrada para a maioria dos acessos na internet. Geralmente, quando precisamos tirar algumas dúvidas, pesquisar por um produto, buscar por serviços, conhecer mais sobre uma marca ou até mesmo descobrir o site de uma empresa, o primeiro lugar em que procuramos é no Google. É nesse momento que encontramos a SERP: a página de resultados que aparece ao pesquisar algo no site de buscas. E ocupar uma posição relevante no Google significa destacar-se entre os inúmeros sites concorrentes disponíveis hoje em dia.
Para atingir esse objetivo, é essencial conhecer as SERPs. Por isso, nesta edição do caderno, vamos apresentar as páginas de resultados do buscador mais utilizado do mundo e quais as suas características.
O que é SERP?
A sigla SERP representa a expressão Search Engine Results Page e que em português significa página de resultados do mecanismo de buscas. Ao pesquisar por palavras-chave no Google, por exemplo, uma SERP é exibida com uma grande lista de resultados. A sua principal função é oferecer as melhores respostas para a busca feita pelo usuário. Por esse motivo, o algoritmo do Google utiliza uma série de critérios para ranquear os sites e classificar a ordem em que eles serão exibidos nos resultados. Quanto melhor avaliado pelo Google, maiores as chances do seu site aparecer nas primeiras posições da SERP.
As práticas de SEO e o Google Ads são estratégias importantes utilizadas no marketing digital para colocar os sites de empresas nos melhores lugares de ranqueamento do Google para as SERPs. As práticas de SEO reúnem ações de otimização dos sites para cumprir com os critérios de qualidade do Google da melhor maneira possível, como conteúdos de qualidade, URL amigável, usabilidade em dispositivos móveis, performance do site e outros fatores. O Google Ads é o serviço do Google para o desenvolvimento de anúncios online. E vale lembrar que os aspectos do SEO também influenciam na qualificação das campanhas produzidas com Google Ads e, consequentemente, no ranqueamento dos anúncios.
Para avaliar as métricas relacionadas às SERPs, existem ferramentas como a MOZ, por exemplo. Essas plataformas fornecem dados sobre as pesquisas realizadas no Google e a relação delas com os sites.
O que são SERP Features?
As páginas de resultados do Google podem ser exibidas de formas diferentes de acordo com o tipo de pesquisa do usuário. Assim, as SERPs adaptam-se para apresentar os resultados da melhor maneira para cada busca. Esses elementos de exibição diferentes são chamados de SERP Features. Entre os principais SERP Features do Google, temos:
– Featured Snippets: caixas de textos exibidas em destaque com uma parte do conteúdo resumida para responder a pesquisa de forma direta. Também são chamados de posição zero por estar acima dos primeiros resultados.
– Painéis de conhecimento: formatos de features com informações gerais e mais importantes sobre as palavras-chave buscadas. Geralmente, as informações são exibidas em caixas de textos e produzidas de forma colaborativa com o Wikipedia.
– Box de notícias: notícias atuais sobre o tópico pesquisado e destacadas em conjunto com as manchetes dos veículos de imprensa.
– Conjunto de imagens: exibidas quando a busca possui apelo visual. Para alcançar esse espaço, as imagens de um site podem ser otimizadas assim como os conteúdos em textos.
– Anúncios do Google Shopping: caso a busca demonstre um interesse de compra da pessoa que pesquisou, o Google exibe diversos anúncios produzidos por sites de e-commerce com produtos relacionados à busca do usuário.
– “Perguntas frequentes” e “As pessoas também perguntam”: Esses dois formatos são apresentados de formas bem semelhantes com uma lista de perguntas relacionadas ao tema pesquisado. Para ler as respostas, o usuário precisa somente clicar na seta ao lado da pergunta.
Esses são apenas alguns exemplos de features presentes nas SERPs do Google. Ao conhecer esses formatos e como funcionam, é possível utilizar as práticas de SEO com mais efetividade. Além disso, os anúncios do Google Ads possibilitam potencializar alguns tipos de features para alcançar boas posições nas páginas de resultados.
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