Regionais da CIESP de Santo André e São Bernardo se reúnem em prol da indústria do ABC
Representantes do CIESP se unem em celebração de fim de ano, promovendo um encontro importante para atingir metas em comum
- Data: 09/12/2023 18:12
- Alterado: 09/12/2023 18:12
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
As diretorias do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) de Santo André e São Bernardo do Campo promoveram na noite desta quarta-feira (06) um jantar de celebração em conjunto — algo inédito na história das entidades. O encontro teve como objetivo estreitar o laço entre as duas regionais e mostrar a importância de sua união.
A cerimônia realizada no Buffet Samyr, em São Caetano, contou com a presença dos diretores do CIESP Norberto Perrella, de Santo André e Mauro Miaguti, de São Bernardo, além do vice-presidente da entidade estadual, Vandermir Francesconi Júnior, representando Rafael Cervone, presidente da instituição, que não pode comparecer ao evento. Autoridades municipais, como os secretários Pedrinho Botaro, de Santo André, e Hiroyuki Minami, de São Bernardo, além do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, também estiveram no evento.
Para Norberto, 2023 não foi um ano fácil para o setor industrial, mas a união das entidades é um ponto importante para superar as dificuldades que surgem. Na mesma linha de pensamento, Aroaldo Silva, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, declarou que “Esse evento é a uma demonstração de que é possível buscar a unidade da indústria para pensar o futuro.”
Após a saída de empresas como Ford e Toyota, a indústria perdeu espaço na região, mas ainda continua representando uma parcela considerável da economia, maior do que a média nacional. Mas, além da importância econômica da indústria, Aroaldo salientou seu papel também como local de pesquisa e inovação em ciência e tecnologia, vital para o desenvolvimento de um país.
Além da importância da sinergia entre os CIESPs, Miaguti defendeu a necessidade da mobilização em conjunto das indústrias com o comércio, prestadores de serviços, universidades, centros de pesquisas e governo de todas as instâncias.