Redes sociais, WhatsApp e Google Meu Negócio: 5 plataformas para empresas iniciantes
Saiba quais canais digitais básicos para empresas estabelecerem a sua presença digital
- Data: 28/03/2023 10:03
- Alterado: 28/03/2023 10:03
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:Freepik
O poder da internet no marketing de empresas já é um fato incontestável há muito tempo. Atualmente, os canais digitais compreendem uma parte importante da comunicação entre marcas e públicos-alvo com influência direta na decisão de compra do consumidor. Por isso, é essencial que negócios dos mais diversos segmentos construam estratégias para estabelecer a sua presença digital. Essas estratégias devem considerar as formas de interação que mais fazem sentido para o perfil da empresa e do público. Ainda mais quando lembramos da abundância de tecnologias que encontramos na internet hoje em dia.
Por esses motivos, o planejamento e a execução de ações no marketing de empresa pode ser um desafio ainda maior para marcas que estão dando os primeiros passos no mercado. Pensando nisso, resolvemos trazer nessa edição 5 plataformas básicas e essenciais para pequenos negócios que querem começar a desenvolver o seu marketing digital.
Redes sociais
As redes sociais funcionam como vitrines para as marcas apresentarem não apenas os seus produtos e serviços, mas também os seus valores e a sua personalidade. Porém, para conquistar resultados concretos com o marketing em mídias sociais é necessário desempenhar um gerenciamento profissional das redes sociais com páginas e perfis comerciais.
Facebook: mesmo com o avanço de outras mídias, o Facebook ainda está entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil. Sendo assim, a relevância da plataforma não deve ser ignorada. Através de uma conta comercial no Facebook, é possível criar estratégias para alcançar o público-alvo da marca com recursos exclusivos, como o impulsionamento de anúncios e o monitoramento de performance da página.
Instagram: assim como o Facebook, o Instagram é uma rede social essencial para marcas que buscam chamar a atenção de novos clientes com diferentes oportunidades para a criação de conteúdo e inovações constantes. Além disso, a integração do Facebook com o Instagram permite desenvolver estratégias simultâneas e completas para as duas redes sociais.
LinkedIn: diferente do Facebook e do Instagram, o LinkedIn é a plataforma voltada estritamente para o mundo corporativo e que pode transmitir um grau de seriedade maior em relação a outras mídias. Isso significa que nessa rede social a comunicação da empresa precisa estar alinhada a uma linguagem mais profissional. É interessante destacar que o LinkedIn possui ainda mais relevância para empresas B2B.
Além dessas 3 redes sociais principais, o TikTok também merece ser mencionado, visto que a influência da plataforma chinesa já se provou gigantesca no mundo digital. E esse sucesso influenciou até mesmo a forma de produzir conteúdo e a implantação de recursos semelhantes em outras mídias digitais.
WhatsApp Business
O WhatsApp é a plataforma de mensagens e o aplicativo mais utilizado por brasileiros. E para estabelecer presença no espaço digital mais ocupado pelo público consumidor, os negócios precisam do WhatsApp Business para gerenciar as suas estratégias na plataforma. A versão do WhatsApp para negócios oferece ferramentas para empresas administrarem a sua comunicação com os seus clientes. Além disso, a plataforma fornece recursos para captar novos consumidores, desde a exibição do catálogo de produtos até a ferramenta para encontrar empresas próximas que divulga o perfil do negócio para os usuários que estiverem por perto.
Google Meu Negócio:
Ao lado das redes sociais e do WhatsApp, o Google Meu Negócio pode até ser esquecido, mas engana-se quem não compreende a importância desse serviço do Google. O Google Meu Negócio é um serviço gratuito em que negócios podem criar um perfil da empresa para ser exibido nos resultados de busca do Google e no Google Maps. A ferramenta possibilita adicionar informações essenciais, como endereço, formas de contato, horários, entre outras. Também é através do Google Meu Negócio que a empresa pode receber e responder avaliações públicas de clientes.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.