PIX para empresas: entenda como funciona o novo meio de pagamento

Conheça o sistema de pagamento instantâneo que promete vantagens para clientes e empresas

  • Data: 11/12/2020 09:12
  • Alterado: 11/12/2020 09:12
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
PIX para empresas: entenda como funciona o novo meio de pagamento

Crédito:

Você está em:

O PIX é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC) e que permite realizar transferências em poucos segundos. O novo sistema de pagamento brasileiro tem o objetivo de proporcionar mais velocidade às transações financeiras, praticidade nas operações, atendimento amplo em diferentes instituições e disponibilidade vinte quatro horas por dia, sete dias por semana. Através dessas características, o PIX pode oferecer vantagens para as empresas que buscam maior eficiência no processamento dos pagamentos que recebe.

O PIX pode ser feito por pessoas físicas e empresas a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Mais de 700 instituições financeiras já estão aprovadas pelo Banco Central e podem disponibilizar o meio de pagamento instantâneo, incluindo bancos tradicionais e fintechs. O PIX para empresas oferece baixo custo de aceitação, maior rapidez no recebimento dos pagamentos, acesso imediato aos valores recebidos e praticidade ao eliminar a necessidade de dispositivos de pagamento eletrônico e em dinheiro físico.

Como funciona o PIX?

As transações financeiras do PIX acontecem por meio da Chave PIX que pode ser um número de telefone, CPF, CNPJ, e-mail ou uma sequência alfanumérica gerada aleatoriamente. Além disso, quem está recebendo o pagamento também pode gerar QR Codes. O cadastro da Chave PIX é realizado acessando a instituição financeira onde a pessoa ou empresa possui conta. Para realizar uma transação com o PIX basta selecionar a opção na hora da transferência e informar a Chave PIX da conta destinatária, não é preciso digitar todos os dados da conta como acontece em outros tipos de transferência.

Além das transferências realizadas através do compartilhamento da Chave PIX, as empresas também podem disponibilizar QR Codes como forma de pagamento para seus clientes. Para fazer um pagamento no PIX através da leitura de um QR Code, é necessário apenas utilizar o celular para efetuar a transação. Tanto o pagador, quanto o recebedor são notificados na mesma hora sobre a conclusão da transação. Desta maneira, o pagamento por meio do QR Code do PIX não exige o uso de outros dispositivos, como as máquinas de cartões e o valores são recebidos de forma imediata, diferente do que acontece com os pagamentos por meio de boletos, por exemplo.

Vantagens do PIX

O PIX promete ser prático e seguro, com uma utilização simples e facilitada e um sistema com medidas de segurança para a proteção das transações. As transferências realizadas através desse meio de pagamento são concluídas em segundos e os valores transferidos ficam disponíveis imediatamente para quem está recebendo. O PIX está disponível em qualquer horário do dia, todos os dias, inclusive feriados e finais de semana. Também é possível realizar diferentes tipos de pagamentos, independentemente do valor da transferência. Porém, vale lembra que apesar de não existir um limite de valores no PIX, as instituições financeiras que oferecem esse tipo de pagamento podem estabelecer limites máximos de valores.

A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 11/12/2020 09:12
  • Alterado:11/12/2020 09:12
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados