Pista de pouso para avião que caiu em Ubatuba era inadequada
Acidente ocorreu em aeroporto sem controle de tráfego aéreo, com pista inadequada para o jato, chovendo no momento da aterrissagem.
- Data: 09/01/2025 21:01
- Alterado: 09/01/2025 21:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: FOLHAPRESS
Crédito:Frame Câmera de segurança de Ubatuba
O avião de pequeno porte, um Cessna Citation 525 CJ1, que caiu em Ubatuba, tentou realizar um pouso em uma pista que não possuía as dimensões adequadas para a segurança do modelo. O jato requer aproximadamente 840 metros para uma aterrissagem segura, enquanto a cabeceira utilizada durante o incidente contava com apenas 560 metros.
Infelizmente, o piloto da aeronave, Paulo Seghetto, natural de Goiânia (GO), perdeu a vida na tragédia. Os quatro passageiros que estavam a bordo conseguiram ser resgatados com vida e foram levados a hospitais da região para receber atendimento médico.
O aeroporto de Ubatuba possui uma única pista com duas cabeceiras. Uma delas, voltada para o morro, tem 940 metros de comprimento, conforme informações da concessionária responsável pela administração do aeroporto e dados da Aeronáutica. Essa dimensão atende aos requisitos estipulados pelo manual da aeronave. No entanto, a cabeceira utilizada no momento do acidente apresentava um recuo de 380 metros devido à topografia local, resultando em uma pista disponível de apenas 560 metros no sentido do mar.
A concessionária responsável pelo aeroporto informou que não há controle de tráfego aéreo na instalação, uma vez que o volume de operações é baixo, com cerca de 5.000 pousos ou decolagens anuais. Até o momento, não há esclarecimentos sobre o motivo pelo qual a aeronave optou por pousar na cabeceira menor, ao invés da mais longa e apropriada.
A Rede Voa, que gerencia o aeroporto, assegurou que ambas as cabeceiras estavam disponíveis para pouso no dia do incidente e expressou condolências às vítimas e seus familiares. A empresa também destacou que a pista está homologada para voos em condições meteorológicas visuais.
O Cessna Citation 525 CJ1 pertencia à família Fries, notória por sua atuação na agricultura em Mineiros, Goiás, onde produzem soja. O jato foi adquirido em novembro de 2020 e possui uma situação regular de aeronavegabilidade registrada na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O modelo, fabricado em 2008 e registrado sob o prefixo PR-GFS, é conhecido por sua confiabilidade em voos curtos e é capaz de percorrer distâncias aproximadas de 2.700 km.
No momento do acidente, chovia intensamente na região e a pista estava molhada. Após a aterrissagem mal sucedida, a aeronave ultrapassou a pista e colidiu com o alambrado na extremidade da cabeceira.
Com dimensões de cerca de 13 metros de comprimento e envergadura de 14,4 metros, o Cessna Citation pode atingir velocidades próximas a 720 km/h durante o cruzeiro. Desde seu lançamento nos anos 1990 até suas atualizações na década seguinte, o modelo se consolidou como uma opção popular entre os viajantes corporativos.