Personagens digitais e humanização de marcas
Saiba porque as marcas estão criando avatares virtuais para interação com o público
- Data: 14/02/2022 16:02
- Alterado: 14/02/2022 16:02
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
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Em 2020, o Magazine Luiza (Magalu) lançou a versão em 3D da Lu, a influenciadora digital da marca. A personagem foi criada em 2003 para humanizar o contato da marca com o seu público através de plataformas digitais, desde então, a empresa investiu no desenvolvimento de uma persona com personalidade e características próprias. Atualmente, a Lu é considerada uma influenciadora virtual de sucesso com participações em programas de televisão e campanhas publicitárias de outras marcas, como o lançamento da Adidas em colaboração com a Farm, por exemplo.
A Lu do Magalu não está sozinha nessa tendência do mercado. A Natura conta com a assistente virtual Nat para contribuir com o atendimento digital da marca. Assim como a Lu, a Nat possui aspectos físicos humanizados e interações diretas com o público da empresa. A remodelação do “Baianinho” das Casas Bahia para o influencer adolescente chamado CB e a criação da assistente virtual Dai da Dailus são mais exemplos do processo de humanização de marcas através da criação de personagens digitais.
O que é humanização de marcas?
A humanização de uma marca faz parte do conjunto de estratégias que visam desenvolver o relacionamento entre a empresa e seu público. Os consumidores buscam cada vez mais por contatos interativos com as marcas que fogem da frieza da mensagem sistemática e estritamente publicitária. Ao fornecer uma comunicação verdadeiramente prestativa e amigável, a empresa conquista vantagens no mercado competitivo. A construção dessa comunicação entre o público e a marca é justamente o foco das práticas utilizadas no marketing digital.
Em estratégias de humanização de marcas, a ideia principal é conquistar o consumidor por meio da identificação com a empresa, ou seja, a pessoa reconhece na marca aspectos do seu cotidiano e ideais que também acredita. Esses atributos ganharam ainda mais importância com a evolução na forma como consumimos produtos e conteúdos na internet, uma vez que agora o acesso ao conhecimento sobre o mercado é maior e, consequentemente, as oportunidades de consumo ainda mais. Quando está em dúvida sobre qual produto ou serviço adquirir, o consumidor pode pesquisar com facilidade e profundidade acerca das empresas e segmentos que podem solucionar sua demanda. Em caso de dúvidas, a marca que conseguir cativar essa pessoa com carisma e compromisso com o seu público vai se tornar a primeira opção desse cliente.
Entre as suas principais características, a humanização de marcas se preocupa em criar um relacionamento orgânico com seu cliente e é nesse momento que os personagens digitais influenciam. Assim como os influenciadores reais, os avatares virtuais de marcas conquistam o público através da identificação e capacidade de entretenimento. Ao representar a personalidade da empresa de forma mais próxima da realidade, os personagens digitais potencializam o engajamento com seu público-alvo. Além disso, a humanização de marcas também foca em outros aspectos como responsabilidade social e acessibilidade na comunicação.
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