Performance de sites: como analisar o desempenho do seu site?
Conheça os principais fatores para verificar e melhorar a performance de sites
- Data: 08/09/2022 10:09
- Alterado: 08/09/2022 10:09
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:Freepik
A criação de um site é a base para construir resultados no marketing digital de empresas, uma vez que o site vai centralizar e absorver as estratégias desenvolvidas para se relacionar com o público e promover negócios, produtos e serviços. Por isso, o desenvolvimento de sites precisa estar entre os primeiros passos de uma empresa dentro do marketing digital. Porém, o sucesso das estratégias não depende apenas da criação de páginas para a internet, a performance do site pode fazer toda a diferença nos resultados das ações de marketing.
Como analisar a performance de sites?
Os parâmetros para avaliar o desempenho de sites são bem variados, mas em geral considera-se alguns fatores principais que podem impactar nessa análise, como: a velocidade de carregamento das páginas, a segurança do site, a experiência do usuário na acessibilidade do conteúdo, o SEO e o desempenho em dispositivos móveis. Dentro desses fatores principais, encontramos um conjunto de especificações que utilizamos para analisar a performance de sites.
Velocidade do site
A velocidade de um site influencia diretamente na experiência que o usuário terá nele. Uma pesquisa realizada pelo Google revelou que cerca de 53% dos visitantes deixam o site se a página não carregar em três segundos. Ou seja, quanto mais tempo o site leva para fazer o carregamento das páginas, maiores são as chances de perder o interesse e o acessos das pessoas. Os plugins inseridos no site e o tamanho das imagens são alguns aspectos que precisam de atenção e que podem influenciar no carregamento do site, tornando-o mais lento. Dessa forma, efetuar a redução de plugins quando possível, realizar a instalação de plugins performáticos e fazer a otimização de imagens são soluções que melhoram a performance do site.
O CDN é outra solução que pode influenciar no desempenho de sites, mas que não está ligado de modo direto a estrutura do site e sim ao seu servidor. O CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo em português) é um grupo de servidores que armazenam réplicas do conteúdo dos sites na memória (cache) e distribui aos visitantes conforme a sua localização, conectando-os ao servidor mais próximo e mais rápido. Assim, o CDN permite reduzir o tempo de transferência de dados (latência) e, consequentemente, diminuir o tempo de carregamento do conteúdo de sites. Entre as plataformas de CDN utilizadas, temos Cloudflare, Akamai e GoCache, por exemplo.
SEO – Otimização do site
As técnicas de SEO são utilizadas para que os buscadores possam encontrar e analisar o site da melhor maneira. Além da produção de conteúdo normalmente associada ao SEO, como uso eficiente de palavras-chaves, textos longos e consistentes, temas relevantes para o público-alvo, existem práticas de SEO que estão mais relacionadas a estrutura das páginas e do conteúdo. Por exemplo, o SEO Title e a Meta-description são o título e a descrição da página exibidos nos resultados de busca, sendo considerados importantes para a otimização do site.
Segurança do site
A segurança de um site é decisiva para que os usuários e o próprio Google considerem o site relevante. Um site que não consegue comprovar a sua confiabilidade possui dificuldades de captar informações de visitantes e será mal avaliado pelo Google. Por esse motivo, o certificado SSL é fundamental para a segurança do site. Ao obter esse certificado, a URL do site é alterada de HTTP para HTTPS e o navegador passa a informar para o visitante que o site é seguro. Além disso, o certificado de SSL potencializa as chances de aparecer nos primeiros resultados de busca, pois a segurança das páginas faz parte dos critérios de ranqueamento do Google.
Plataformas para analisar a performance de sites
Para analisar a performance de sites, existem plataformas que auxiliam na verificação dos critérios de desempenho e fornecem dados sobre os pontos a serem melhorados. O Lighthouse é um serviço do Google que possibilita avaliar a velocidade de site, acessibilidade e otimização do site. Outra ferramenta interessante do Google é o Pagespeed Insights. Ao inserir uma URL para analisar, a plataforma examina o carregamento das páginas, disponibiliza uma pontuação de desempenho, realiza o diagnóstico de problemas e aponta sugestões de aprimoramento. O GTmetrix também é uma ferramenta reconhecida e utilizada para analisar a performance de um site diante dos aspectos que impactam na velocidade de carregamento.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.