Paulistanos recebem ‘alerta severo’ de chuvas nos celulares
Todos os celulares com cobertura 4G ou 5G na região afetada são notificados
- Data: 24/01/2025 16:01
- Alterado: 24/01/2025 16:01
- Autor: Redação
- Fonte: Thiago Bomfim E Guilherme Tagiaroli
Chuva
Crédito:Marcelo Camargo - Agência Brasil
A Defesa Civil emitiu um alerta severo de chuvas fortes para moradores da capital paulista. É a primeira vez que um alerta como esse é emitido em São Paulo.
Alerta pede que moradores fiquem em local seguro. Ele diz: “Chuva forte se espalhando pela capital paulista com rajadas de vento e risco de alagamento. Mantenha-se em lugar seguro”.
Avisos são regulamentados pela Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) e notificam as pessoas com base na localização. Com eventos climáticos mais intensos, o governo federal decidiu usar esse tipo de sinalização para a população.
Todos os celulares com cobertura 4G ou 5G na região afetada são notificados. Não é necessário ter nenhum tipo de cadastro. A Defesa Civil consegue enviar uma mensagem do tipo Cell Broadcast, o que faz com que antenas da região enviem para todos os aparelhos conectados.
Alertas são enviados para todos os telefones, mesmo que estejam silenciados. O Ministério das Comunicações explica que as mensagens são do tipo pop-up e se sobrepõem a qualquer outra função que o aparelho esteja executando.
Há dois tipos de alertas: extremo e severo. No primeiro caso, tocará uma sirene. No segundo, menos grave, haverá apenas um “beep“, parecido com o envio de SMS e que não causa ruído se estiver no modo silencioso. Quem define a gravidade e os alertas é a Defesa Civil.