O que são NFTs?
Conheça a tecnologia que está ganhando destaque e movimentando valores milionários
- Data: 23/02/2022 12:02
- Alterado: 23/02/2022 12:02
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:
Os NFTs estão ganhando espaço no mercado com investimentos milionários e chamando a atenção de grandes empresas e pessoas públicas. Recentemente, Neymar adquiriu uma coleção de NFTs em imagens por 6 milhões de reais. Já o CEO do Twitter, Jack Dorsey, vendeu seu primeiro tweet postado na rede como um NFT no valor de 2,9 milhões de dólares. Para exemplificar ainda mais a relevância dessa tecnologia atualmente, um NFT da coleção CryptoPunks bateu o recorde de venda até o momento e foi vendido por 123 milhões de reais. Além disso, gigantes como Nike, Adidas, Instagram e Facebook já estão desenvolvendo projetos para esse mercado.
O que é NFT?
A sigla NFT representa a expressão em inglês “Non-fungible Token” ou “Token não-fungível” em português. O termo fungível caracteriza um bem que pode ser substituído por algo com mesmo valor, sendo da mesma espécie, qualidade e quantidade. Um exemplo de um item fungível é uma nota de dinheiro que pode ser substituída por outra nota de mesmo valor. Enquanto os bens infungíveis ou não-fungíveis são únicos e quando trocados por outro, o resultado nunca será de mesmo valor, como as obras de artes em que sempre haverá apenas uma peça original, mesmo que existam cópias comuns e semelhantes, essas reproduções não são equivalentes às obras originais.
Esse conceito de valor sobre itens não-fungíveis é o que baseia a relevância dos NFTs. Quando um bem digital é associado a um NFT, ele tem a sua originalidade certificada e se torna a única peça com essa autenticação. Toda a exclusividade produzida através do NFT incentiva o conceito de escassez e gera um alto valor de mercado para o produto, uma vez que esse bem digital original não é acessível para qualquer pessoa, apenas para quem adquiriu o NFT. Essa tecnologia pode ser atribuída a diferentes tipos de mídias digitais, como fotos, imagens, vídeos, músicas etc.
Como o NFT funciona?
O NFT comprova a originalidade de um conteúdo digital por meio do blockchain, o banco de dados virtuais que fundamenta as criptomoedas, como bitcoin e ethereum. A diferença entre os dois conceitos está justamente no fato de serem produtos fungíveis ou não-fungíveis. A criptomoeda pode ser trocada por outra moeda com o mesmo valor. Já os NFTs são exclusivos e não podem ser substituídos por itens equivalentes, ou seja, não existem dois NFTs iguais.
A tecnologia por trás do NFT já é conhecida há um tempo e foi utilizada no jogo CryptoKitties. O jogo de negociação digital está associado à criptomoeda ethereum e permite que pessoas comercializem gatos virtuais atrelados a NFTs. Dessa maneira, é possível negociar cada gato virtual, uma vez que a sua originalidade e exclusividade é comprovada.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.