O que é Topics do Google?
Conheça o recurso do Google que promete ser uma alternativa aos cookies nos sites
- Data: 28/03/2022 18:03
- Alterado: 09/08/2023 21:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:
Em janeiro de 2022, o Google anunciou o lançamento do recurso Topics. A objetivo do projeto é proporcionar uma maneira melhor de lidar com os dados de privacidade de pessoas na internet. O Topics será um recurso para a publicidade baseada em interesses de usuário. Porém, a nova proposta promete oferecer alternativas para substituir os cookies de terceiros tradicionais utilizados em sites. Dessa forma, a publicidade com base em dados dos usuários na web ainda pode ser possível, mas mantendo-se a privacidade das pessoas e a segurança das suas informações.
O Topics é resultado de uma iniciativa que já tinha sido divulgada pelo Google anteriormente: o Privacy Sandbox. Essa iniciativa é um conjunto de propostas que visam trazer soluções mais apropriadas para o uso de cookies de terceiros e os mecanismos de rastreamento. De acordo com o Google, o propósito do Privacy Sandbox é “melhorar a privacidade na web para os usuários, ao mesmo tempo em que fornecemos aos editores, criadores e outros desenvolvedores as ferramentas necessárias para construir negócios sólidos, garantindo uma internet segura e saudável para todos”.
Como o Topics do Google funciona?
O Topics é desenvolvido a partir dos aprendizados e feedback da comunidade em testes anteriores do FLoC (Federated Learning of Cohorts). Essa ferramenta foi criada com propostas semelhantes ao Topics sobre o uso de cookies, publicidade segmentada e privacidade de usuários. Agora, o FLoC será substituído pelo novo recurso do Google.
O objetivo do Topics é identificar os interesses de usuários através de categorias abrangentes. Ou seja, com o recurso, o navegador passa a gerar vários temas para representar os principais interesses de cada pessoa, como “Fitness” ou “Viagem”, por exemplo. Essas categorias são produzidas com base no histórico de navegação do usuário naquela semana. Os temas são mantidos por um tempo limitado de três semanas, aqueles que foram gerados anteriormente são excluídos. Segundo o Google, todo esse processo vai acontecer exclusivamente no dispositivo que a pessoa está utilizando, sem o envolvimento de um servidor externo, incluindo os servidores da plataforma.
Quando o usuário acessar um site participante da iniciativa, o Topics vai selecionar três temas de acordo com as últimas três semanas, sendo um tema de cada semana. Esses temas gerados serão compartilhados com o site e seus anunciantes. O Google reforça que esses temas são selecionados com atenção e não incluem categorias que possam ser sensíveis, como gênero ou raça. A plataforma também anunciou que está desenvolvendo controles de usuário para o Chrome para permitir a visualização dos itens gerados, a remoção deles ou até mesmo a possibilidade de desativar o recurso completamente.
Ao ser alimentado pelo navegador, o Google espera que o Topics possa fornecer aos usuários uma forma mais acessível de visualizar e controlar o compartilhamento de seus dados, principalmente em comparação aos mecanismos de rastreamento como os cookies tradicionais. Para as empresas, a plataforma espera fornecer uma opção de tecnologia com mais transparência, sem envolver técnicas de rastreamento encobertas para produzir e promover anúncios relevantes.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.