O que é SSL e qual a importância do certificado de segurança?

Saiba como funciona o SSL e conheça os tipos de certificações de segurança

  • Data: 13/03/2023 12:03
  • Alterado: 13/03/2023 12:03
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
O que é SSL e qual a importância do certificado de segurança?

Crédito:Envato

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O certificado SSL vem ganhando destaque cada vez mais devido às demandas de segurança na internet que ele atende. Isso acontece porque a segurança de sites está sendo mais exigida hoje em dia e é fundamental para conquistar a confiança dos usuários. Ainda mais quando estamos falando de sites que envolvem transações financeiras e tratamento de dados sensíveis. Além disso, diversas normas de proteção de dados e da informação exigem ferramentas específicas de segurança digital. Ou seja, para fornecer um site seguro aos consumidores e assegurar o cumprimento de normas, é fundamental conhecer e utilizar os certificados de segurança.

O que é SSL? E o que é TLS?

A sigla SSL refere-se ao termo em inglês Secure Socket Layer e representa o protocolo de segurança com base em criptografia utilizado na comunicação entre o site e o navegador. O SSL criptografa os dados compartilhados na internet, estabelecendo uma conexão segura. Assim, em casos de interceptações, os dados trocados pelo usuário e o site não serão compreendidos e estarão protegidos. TLS é a sigla para Transport Layer Security e também é um protocolo de segurança. TLS funciona de maneira semelhante ao SSL, sendo considerado uma tecnologia sucessora.

O que significa HTTPS?

As URLs de sites sempre começam por HTTP (Hypertext Transfer Protocol) ou HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure). Quando o certificado SSL é instalado, o site passa a utilizar o protocolo HTTPS, uma extensão segura do HTTP. Isto é, o HTTPS é uma via protegida por meio do certificado criptografado e utilizada para se comunicar com o servidor com total segurança dos dados. Ao instalar o certificado SSL, o formato HTTPS é exibido na URL do site junto com o ícone de cadeado ao lado, mostrando que a conexão com o site é segura. Por exemplo, o site da Plataformanet (https://plataformanet.com.br/) possui o HTTPS em seu endereço. É importante ressaltar que não é possível utilizar o protocolo HTTPS sem o certificado SSL.

Quais os tipos de certificados SSL?

As certificações de segurança SSL estão disponíveis em diferentes tipos de classificações, sendo as principais:

Validação de domínio (Domain Validated – DV SSL): é a opção mais básica e rápida para assegurar que o domínio do site é seguro. Muitos serviços de hospedagens fornecem esse certificado SSL gratuitamente.

Validação da organização (Organization Validated – OV SSL): com um nível médio de segurança, além da certificação do domínio, esse certificado faz a validação das informações sobre a empresa, incluindo o seu endereço.

Validação estendida (Extended Validation – EV SSL): sendo a certificação com maior segurança, ela realiza a validação completa com um processo mais aprofundado para comprovar a identidade da empresa e das suas operações.

Qual a importância do SSL?

Como já explicamos nessa edição, o principal objetivo do SSL é garantir a proteção de dados contra o ataque de terceiros. Por isso, todos os aspectos que exigem a segurança do site são beneficiados com o certificado SSL.

Proteção de dados pessoais e informações financeiras: devido a criptografia, o SSL tem um papel essencial na segurança de dados compartilhados entre o usuário, o navegador e o servidor. No momento atual com a expansão massiva do e-commerce e a exigência cada vez maior de trocas de informações pessoais com empresas, o certificado SSL é um diferencial para assegurar a privacidade de clientes e confidencialidade dos dados.

SEO do site: o certificado SSL faz parte dos critérios que o Google analisa para ranquear os melhores sites. Isso significa que o site com SSL possui maiores chances de ser bem avaliado pelo Google e aparecer nas primeiras posições do site de buscas.

Credibilidade do site: ao navegar em um site, o usuário precisa ter a certeza de que está seguro. Uma marca que possui um site que não garante e não transmite essa segurança corre o risco de perder a confiança do seu consumidor. Atualmente, o Google Chrome exibe um aviso de “Não seguro” em páginas que não possuem o protocolo de segurança HTTPS. Com esse alerta, a experiência do usuário dentro da página também fica comprometida e influencia na credibilidade do site com o cliente.

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  • Data: 13/03/2023 12:03
  • Alterado:13/03/2023 12:03
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