O que é SEO (Search Engine Optimization)?

Saiba o que é a estratégia de SEO e a sua influência nos resultados de busca no Google

  • Data: 31/01/2022 09:01
  • Alterado: 31/01/2022 09:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
O que é SEO (Search Engine Optimization)?

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O SEO é um conjunto de técnicas para otimização de páginas na web, como sites, blogs e lojas virtuais. A sigla SEO representa Search Engine Optimization que em português significa otimização para mecanismos de busca. A otimização tem o objetivo de alcançar bons posicionamentos em rankings orgânicos de buscadores. Isso significa que esse conjunto de práticas visa colocar os sites otimizados nas primeiras posições nos resultados de busca do Google. Assim, o SEO contribui para a geração de tráfego nos sites, uma vez que os usuários costumam acessar apenas os links que se encontram na primeira página de respostas da sua pesquisa no buscador.

Como o SEO funciona?

Todos os dias, milhões de pessoas fazem pesquisas em buscadores e procuram por respostas rápidas para suas dúvidas. O Google é o buscador mais utilizado no mundo, por esse motivo se torna o foco principal da estratégia de SEO. O Google organiza os resultados da pesquisa em um ranking para priorizar as melhores respostas aos seus usuários de acordo com as palavras-chave buscadas. É nesse momento que o SEO se aplica, a otimização para mecanismos de busca tem o objetivo de atender aos critérios utilizados pelo Google para ranquear os conteúdos e colocar as páginas otimizadas nas primeiras posições desse ranqueamento.

Quando um link está bem posicionado nos resultados de busca, aumenta a visibilidade do site e as chances de ganhar cliques, ou seja, gera mais tráfego orgânico para o site. O tráfego orgânico significa que o acesso do visitante na página não foi conquistado através de mídias pagas ou campanhas de anúncios do Google Ads, por exemplo. Diferente dos links patrocinados que oferece destaque aos sites por meio de anúncios pagos, o SEO trabalha o conteúdo e a estrutura da página para que o Google considere-a suficientemente boa para estar entre as primeiras respostas exibidas no seu buscador.

Apesar de mais famoso, o Google não é o único e não foi o primeiro motor de busca da internet. Os motores de busca são sistemas criados para facilitar a busca e o acesso de páginas na web. Esses mecanismos de pesquisa rastreiam os conteúdos disponíveis na internet e fazem a indexação das páginas rastreadas, organizando-as conforme as informações encontradas. Quando um usuário faz uma pesquisa, o buscador procura as melhores respostas em suas páginas indexadas através das palavras-chave utilizadas e faz o ranqueamento de links, definindo quais conteúdos merecem ser priorizados de acordo com o algoritmo de busca.

Fatores de ranqueamento

Os fatores de ranqueamento do Google não são divulgados pela plataforma, porém as atualizações apresentadas nos últimos anos para o seu mecanismo de busca contribuem para entender alguns dos critérios. Além disso, pesquisas no mercado são realizadas todos os anos para revelar os principais fatores de ranqueamento do Google. Os fatores de ranqueamento são divididos em duas categorias principais: on page e off page.

O on page está relacionado aos fatores de ranqueamento ligados diretamente às páginas, como títulos, textos, imagens, URLs e desempenho, por exemplo. O SEO on page reúne as técnicas de otimização aplicadas no desenvolvimento da página que inclui: tamanho e qualidade do conteúdo, títulos internos, meta título (SEO Title) e meta descrição (Meta Description), URL amigável para a página, uso correto de palavras-chave, usabilidade em dispositivos móveis, tempo de carregamento do site, entre outros fatores.

O off page considera fatores que estão fora da página, mas que mostram a autoridade do site no segmento que está sendo pesquisado e analisado. Esse aspecto da otimização depende de fatores externos, pois é necessário que terceiros façam menções e referências ao site e seu conteúdo. Por isso, o SEO off page foca no link building para conquistar indicações externas direcionadas ao site por meio de links.

Por que o SEO é importante?

A principal função da estratégia de SEO é colocar as páginas otimizadas nas primeiras posições no mecanismo de busca do Google. A primeira página dos resultados de pesquisa concentra a maior parte dos cliques de usuários, isto é, a maioria das pessoas não acessam a segunda página e demais para procurar por respostas. Dessa maneira, quando uma página garante um bom posicionamento no Google, é possível alcançar resultados expressivos na geração de tráfego orgânico para o site otimizado.

O SEO está entre as principais estratégias de marketing digital e possui aspectos ainda mais aprofundados do que abordamos nessa introdução. Por isso, é importante contar com profissionais especializados nesse conjunto de técnicas para garantir a melhor otimização de sites.

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  • Data: 31/01/2022 09:01
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