O que é Marketing Digital?
Conheça as estratégias utilizadas para promover empresas na internet
- Data: 21/07/2020 16:07
- Alterado: 21/07/2020 16:07
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:
O marketing digital trabalha com diferentes estratégias que buscam conectar empresas ao seu público-alvo na internet. Com a popularização da internet, esse conjunto de ações e estratégias tornou-se uma das formas mais eficientes de divulgação, porém ganhou ainda mais relevância devido ao atual momento da crise gerada pela pandemia de Covid-19.
Através do marketing digital, qualquer empresa pode ser encontrada com mais facilidade pelo seu consumidor. O cliente não vai precisar ir até um lugar físico para conhecer a empresa, utilizando as ferramentas disponíveis na internet, o público pode conhecer os serviços ou produtos através do Google, das redes sociais ou do próprio site, por exemplo. Todas as informações sobre a empresa estarão na palma da mão, facilitando a vida do cliente e aumentando as chances de venda.
Outro fator que aumenta as possibilidades de venda através do marketing digital, é a maneira que o consumidor decide sobre onde efetuará a sua compra. Quando necessita de um produto ou serviço, o primeiro lugar onde uma pessoa pesquisa é na internet. Ao marcar presença no ambiente virtual e divulgar conteúdo online, a empresa estará justamente onde o seu público está procurando. Essa pesquisa prévia também serve para que o consumidor ganhe confiança na marca. O fato de ter mais acesso às informações sobre o produto ou serviço auxilia o cliente na sua opção de compra e isso acontece porque quanto mais se conhece sobre a empresa, mais você pode confiar na sua eficiência.
Com a situação atual, esse ponto de vista apenas se ampliou, já que o consumidor consegue comparar produtos e serviços com mais facilidade. As estratégias no marketing digital são pensadas com foco no perfil de cliente e direcionadas para o público-alvo. A segmentação das campanhas de marketing ajuda a investir melhor, sem desperdiçar tempo ou investimento tentando atingir um público que não tem o perfil da empresa. Outra vantagem é a possibilidade de ter um controle maior do investimento, sendo possível adaptar os valores de acordo com orçamento e objetivos de cada negócio.
No marketing digital, também existem ferramentas que podem ser utilizadas para analisar todos os resultados que as estratégias podem trazer. Desta forma, pode-se acompanhar o andamento das campanhas de divulgação, alterando e melhorando as estratégias sempre que necessário. Essas estratégias devem ser bem pensadas e planejadas por especialistas que podem utilizar diferentes plataformas e ferramentas, como sites das marcas e campanhas de anúncios do Google. Além disso, o marketing digital também abrange a criação de conteúdo para atrair clientes (Inbound Marketing), desenvolvimento de identidade visual para a marca, produção de e-mail marketing, entre outras ferramentas.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações como essas, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.