O que é lead e qual a sua importância para os negócios?

Entenda o que são leads e porque a geração de leads é essencial para a conversão de vendas

  • Data: 05/01/2022 09:01
  • Alterado: 05/01/2022 09:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
O que é lead e qual a sua importância para os negócios?

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O lead é parte essencial para as estratégias de Inbound Marketing porque representam potenciais clientes que apresentaram interesse em conhecer mais sobre os produtos ou serviços de uma empresa. Ao trabalhar o relacionamento com esses consumidores de forma consciente, é possível ampliar as oportunidades de negócio e alcançar maiores resultados no fechamento de vendas. Por isso, a geração e a nutrição de leads são estratégias importantes para desenvolver o marketing digital de empresas, assim como identificar as etapas em que esses clientes em potencial estão na sua jornada de compra.

O que é lead?
O lead é um termo utilizado para representar uma pessoa que forneceu suas informações de contato para uma empresa através do preenchimento de um formulário. Para que esse consumidor realize essa ação, é necessário que a empresa ofereça uma vantagem interessante em troca dos seus dados, como um conteúdo exclusivo, por exemplo. Ao fornecer suas informações dessa maneira, essa pessoa está demonstrando interesse na empresa, o que a torna um cliente em potencial. Além da constatação do interesse, o lead é um consumidor que está em contato próximo com a empresa, ou seja, o negócio possui um canal de comunicação direto com uma pessoa que já conhece a sua marca e seu trabalho.

Qual a importância do lead?
Atrair a atenção do público ao ponto de coletar suas informações, identificar o potencial desses contatos e trabalhar o relacionamento com eles de forma adequada são passos importantes a caminho da concretização da venda de produtos e serviços. Porém, as etapas que guiam os potenciais clientes em sua jornada de compra até a sua tomada de decisão precisam ser estruturadas com estratégias planejadas. Essas ações fazem parte do Inbound Marketing e são organizadas por fases que consideram o momento em que o cliente está para abordá-lo da melhor forma.

Resumidamente, as etapas do Inbound Marketing consistem em: atrair o consumidor para a empresa, ao contrário de estratégias em que a empresa vai até o cliente; converter esses visitantes em leads, oferecendo algum benefício em troca de suas informações e nutri-los com conteúdo direcionado para essa etapa; vender no momento apropriado quando o lead já demonstra estar pronto e fidelizar o cliente conquistado com um atendimento focado em proporcionar a melhor experiência de compra e pós-compra. Em todo esse processo, o lead é um elemento essencial que baseia as estratégias de cada etapa.

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  • Data: 05/01/2022 09:01
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