O que é Inbound Marketing?
Saiba como funciona essa estratégia de marketing digital
- Data: 25/01/2021 15:01
- Alterado: 25/01/2021 15:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet / Rock Content
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O Inbound Marketing é uma estratégia que consiste em promover um conjunto de ações de marketing para atrair a atenção do público-alvo através da criação e compartilhamento de conteúdo. O principal objetivo dessa estratégia é construir um relacionamento com o cliente, guiando-o pelas etapas da jornada de compra. Por isso, o Inbound Marketing é diferente do marketing tradicional que se baseia nas técnicas do Outbound Marketing. Enquanto o Inbound Marketing cria caminhos que possam atrair o cliente até a empresa, o marketing tradicional (Outbound Marketing) transmite a mensagem da empresa nas plataformas onde o cliente pode estar.
Como funciona o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing busca oferecer conteúdo para responder dúvidas ou solucionar problemas apresentados pelo público-alvo de determinado segmento. Esse conteúdo é divulgado nos canais de comunicação da empresa, de modo que o cliente acesse de maneira espontânea, diferente do que acontece no Outbound Marketing, onde o consumidor recebe os anúncios da empresa mesmo que não tenha demonstrado interesse, como nas propagandas na televisão, por exemplo. As principais diferenças entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing estão justamente na maneira de abordar o público.
O Inbound Marketing possibilita construir um relacionamento com o consumidor, atraindo a sua atenção, ganhando a sua confiança na marca e por fim, convencendo a finalizar o processo de compra do seu serviço ou produto. As técnicas de marketing utilizadas no Inbound Marketing são organizadas por etapas com a finalidade de guiar o cliente no processo de compra. As quatro etapas principais são:
Atrair
Nesta primeira etapa o objetivo é criar uma circulação de visitantes. Para isso, é importante desenvolver conteúdo relevante para atrair os potenciais clientes e torná-los visitantes frequentes nos canais digitais da empresa. O conteúdo pode ser transmitido através de posts em blogs e redes sociais. Na etapa de atração de clientes também é essencial realizar um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization) já que essa estratégia consiste na otimização do conteúdo online para melhorar o posicionamento do site nos buscadores (Google).
CONVERTER
Neste passo a intenção é converter o visitante em lead. O lead é quando um potencial cliente demonstra interesse na compra do produto ou serviço. Este cliente expressa esse desejo quando fornece seus dados e possibilita chances reais de conversão de vendas. Para despertar esse interesse no cliente é necessário que a empresa ofereça vantagens em troca das suas informações, como conteúdo exclusivo, por exemplo. A conversão de leads pode ser realizada por meio de formulários, landing pages, entre outras práticas de marketing digital.
VENDER
Este é o momento de transformar o lead em consumidor, aumentando as chances de efetivar a venda. Para atingir este objetivo é essencial continuar produzindo conteúdos relevantes para os leads, criando um relacionamento e preparando oportunidades de abordagem para o cliente efetuar a compra.
FIDELIZAR
Nesta etapa o objetivo é fidelizar os clientes conquistados e transformá-los em promotores da marca. Ao entender e aprimorar a experiência que o cliente obteve em todo o processo, torna-se mais fácil obter consumidores satisfeitos que voltem a comprar em sua empresa. Um cliente satisfeito também pode ajudar na divulgação da empresa, recomendando-a como referência de um bom produto ou serviço.
Para conquistar os resultados esperados no Inbound Marketing é importante realizar um bom planejamento a longo prazo. Por isso, é necessário que esse trabalho seja realizado por especialistas em marketing digital preparados para colocar em prática as técnicas ideais de acordo com o perfil da empresa e do seu público-alvo.
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