Números comprovam que CIM de SBC inibe crimes
Na Av. Senador Fláquer, foram registrados 28 furtos de veículos de abril de 2013 a março de 2014. Entre abril de 2015 e março de 2016, número de ocorrências caiu para cinco
- Data: 18/07/2016 15:07
- Alterado: 18/07/2016 15:07
- Autor: Marcelo Dorador
- Fonte: PMSBC
Crédito:Wilson Magão
Desde que o Centro Integrado de Monitoramento (CIM) foi inaugurado, em abril de 2014, o sistema, que conta com 400 câmeras espalhadas por São Bernardo, tem inibindo a ocorrência de crimes e já se tornou ferramenta essencial para a política de segurança pública implementada na cidade. É o que se pode traduzir dos números divulgados pela Prefeitura: no total, já foram realizados 1.386 flagrantes, de situações que vão de tentativa de estupro, assalto e furto de veículos a acidentes de trânsito e crimes ambientais.
Das 400 câmeras espalhadas pela cidade, 100 são fixas e foram instaladas em escolas públicas. Outras 200 também estão localizadas próximas a unidades escolares, mas giram 360 graus e têm 1 km de zoom. Por fim, outras 100, com giro de 360 graus e 1 km de zoom, estão em áreas com grande trânsito de pessoas e veículos.
Um exemplo da eficiência preventiva do sistema é o monitoramento por câmeras da Avenida Senador Fláquer, na Vila Euclides. De abril de 2013 a março de 2014, antes, portanto, do CIM começar a funcionar, foram registrados 28 casos de furtos de veículos na via. Esse número foi reduzido para oito casos de abril de 2014 a março de 2015, ou seja, uma queda de 71,43%. Já no período de abril 2015 a março de 2016, outra redução, dessa vez para cinco ocorrências, ou de 35,5%.
Na Vila Dusi também houve diminuição de ocorrências, particularmente no furto de veículos: entre abril de 2013 a março de 2014 foram registrados 27 desses crimes. Após o início da atuação do CIM, a melhora é sensível: no mesmo período entre 2014/2015 houve uma queda de 48,15%, 14 ocorrências. Já no último período, de 2015/2016, foram cinco registros de furtos de veículo, queda de 64,29%.
No Rudge Ramos, na Avenida Doutor Rudge Ramos, os roubos de cargas foram zerados graças ao CIM. Antes da instalação do equipamento, foram computadas quatro ocorrências de 2013/2014. No período seguinte, 2014/2015, apenas duas, uma diminuição de 50%. Entre 2015/2016 não houve nenhum registro.
Além do monitoramento de segurança, realizado pelos guardas municipais, o CIM concentra outros serviços públicos: trânsito, Defesa Civil e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Para dinamizar o atendimento e reduzir o tempo de resposta às ocorrências, o Centro Integrado de Monitoramento pode determinar em tempo real a localização dos veículos de cada um desses serviços graças a GPSs instalados nas unidades.
O CIM permitiu, da mesma forma, qualificar o serviço prestado pela Defesa Civil, que passou a contar com sensores para detectar enchentes, deslizamentos de terra e crimes ambientais. Na área de mobilidade urbana, o monitoramento possibilita a visualização, em tempo real, das principais vias da cidade e o envio, se houver necessidade, de agentes de trânsito para organizar o tráfego e prestar socorro no caso de quebra de veículos.
De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Cícero Ribeiro, o CIM não apenas inibe a ocorrência de crimes, mas contribui para a qualificação do atendimento do Samu, trânsito e Defesa Civil. “Os números na área de segurança deixam claro que nosso sistema de monitoramento está atuando de forma preventiva. Nos locais em que instalamos câmeras observamos índices decrescentes de algumas modalidades de crimes”, afirmou.
PREVENÇÃO ÀS DROGAS – O CIM também acarretou, de maio de 2014 a abril de 2016, em 316 averiguações de suspeita de uso de entorpecentes, além de detectar 140 acidentes de trânsito sem vítimas, 118 acidentes com vítimas e 116 tentativas de invasão a prédios municipais.
De acordo com o secretário, as câmeras têm sido uma ferramenta muito útil para auxiliar na prevenção ao uso de drogas pela juventude. “O operador das câmeras de monitoramento consegue identificar locais em praças ou próximo a escolas onde existe essa prática. Com essa informação, sabemos exatamente onde atuar preventivamente”, esclarece.
Também no caso do atendimento aos acidentes de trânsito, o CIM permite melhorar o serviço prestado. Como explica o secretário, as câmeras, além de detectarem em tempo real essas ocorrências nas vias da cidade, determinam a gravidade e natureza do acidente. Dessa forma, é possível enviar ao local equipes de trânsito e do Samu adequadas para cada situação.
MONITORAMENTO INTELIGENTE – Outra inovação presente no CIM é o chamado vídeo analítico. Por meio desse sistema, os computadores conseguem identificar nas imagens das câmeras, sem intervenção humana, ocorrências como invasões em escolas e outros prédios públicos. Assim que detectadas essas situações, os guardas civis são alertados e podem agir preventivamente.
“Esse sistema de alta tecnologia é muito importante para inibir a depredação ou tentativa de furto em escolas já que identifica, inclusive, quantas pessoas então envolvidas no delito. Dessa forma podemos sempre trabalhar com superioridade numérica, o que garante a integridade do guarda municipal”, afirma Cícero.