Novo trem para a Linha 15-Prata do Metrô chega ao Brasil e reforça expansão

Composição faz parte de um lote de 19 novos trens que vão melhorar a mobilidade na Zona Leste da capital.

  • Data: 12/02/2025 15:02
  • Alterado: 12/02/2025 15:02
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Governo de SP
Novo trem para a Linha 15-Prata do Metrô chega ao Brasil e reforça expansão

Crédito:Divulgação

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Mais um novo trem para a Linha 15-Prata do Metrô chegou ao Brasil. O navio que trouxe a terceira nova composição aportou no Porto de Santos nesta terça-feira (11), vindo de Shangai, na China. O trem deve ser entregue ao Pátio Oratório, na zona leste da capital paulista, até o final de fevereiro, junto com a segunda composição, que chegou em janeiro.

Todos eles fazem parte do pacote de investimento do Governo de São Paulo, que aplica R$ 1,4 bilhão para a compra de 19 composições que vão melhorar a mobilidade na Zona Leste de São Paulo.

O próximo passo envolve a liberação aduaneira, permitindo que os dois trens sejam levados ao Pátio Oratório, onde os carros serão colocados nas vigas por um braço mecânico, para a realização da montagem completa em cerca de 20 dias cada. Durante esse período, os trens iniciam o processo de testes dinâmicos e estáticos, além dos protocolos para a obtenção do certificado de segurança.

Todos os trens serão submetidos a testes rigorosos antes de serem integrados à operação, prevista para o início do segundo trimestre de 2025.

A nova frota foi encomendada pelo Metrô ao Consórcio CEML, que conta com as empresas Alstom e CRRC, e é responsável pela construção da via da Linha 15-Prata, fabricação de trens e implantação de sistemas. O quarto trem já foi embarcado e partiu em direção ao Brasil, saindo de Shangai, com previsão de chegar ao Porto de Santos em março deste ano. Os demais serão entregues gradativamente até 2026.

Esses novos trens são similares, em layout e funcionalidade, aos que já são utilizados no monotrilho, contando com sete carros (vagões) com passagem entre eles, sistemas de telecomunicações, gestão inteligente de energia, monitoramento por câmeras, iluminação LED e mapa dinâmico.

Todos contam com tecnologia de ponta e sistemas desenvolvidos para o funcionamento totalmente remoto, como já acontece nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás em São Paulo.

As 19 novas composições têm sistemas de controle e telecomunicações avançados, como o UTO (Unnattended Train Operation), em que os trens funcionam de forma segura e automatizada, sem atuação do operador de trem embarcado.

Os carros também são dotados de monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia.

Expansão da Linha 15-Prata

O Metrô trabalha em duas grandes frentes para a expansão da Linha 15-Prata.

  • No sentido leste, as obras das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego somam mais 3 km de extensão e um pátio de manutenção.
  • No sentido oeste, o Metrô iniciou as obras da futura estação Ipiranga, que vai se conectar com a estação homônima da Linha 10-Turquesa da CPTM, trazendo mais opções de trajeto.

Neste trecho, o Metrô vai ampliar a linha em 1,8 km. A meta é concluir as obras em 2027.

A nova frota reforçará o atendimento na Linha 15-Prata, acompanhando a expansão em direção às futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu Pêssego, contribuindo para maior conforto, capacidade e segurança no transporte de passageiros.

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  • Data: 12/02/2025 03:02
  • Alterado:12/02/2025 15:02
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Governo de SP









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