Morando apresenta case de gestão na área de Segurança em fórum internacional
Apresentação detalhou ações feitas em São Bernardo em evento com prefeitos da América Latina nesta terça-feira
- Data: 18/09/2019 10:09
- Alterado: 18/09/2019 10:09
- Autor: Daniel Macário
- Fonte: Secom/PMSBC
Crédito:Divulgação/PMSBC
A redução dos indicadores de criminalidade de São Bernardo, com a adoção de iniciativas pioneiras na área de Segurança, foi destaque, nesta terça-feira (17/09), durante a realização do Fórum Internacional sobre Tecnologia e Inovação Segurança Urbana, realizado na cidade de Buenos Aires, na Argentina. A convite da Corporação Andina de Fomento (CAF), o prefeito Orlando Morando ministrou palestra apresentando o case da gestão na área. Na oportunidade foram apresentados aos convidados resultados obtidos pela Administração municipal com programas como o Noite Tranquila, além de investimento no setor com a implantação do maior plano de valorização da Guarda Civil Municipal e instalação do 1° COI do Estado.
Organizado pelo Ministério da Segurança Nacional da Argentina e pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina, no âmbito do projeto Cidades com Futuro da CAF, a palestra reuniu prefeitos e autoridades de países como México, Uruguai e Peru. O evento contou ainda com a participação do secretário de Finanças de São Bernardo, José Luiz Gavinelli, e do secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Santos Costa.
“A convite da CAF tivemos uma experiência muito importante para aperfeiçoar técnicas e aprimorar as ações da nossa cidade, principalmente, visando proporcionar mais segurança para nossa população. Uma oportunidade de trocarmos boas experiências durante essa missão de dois dias aqui na Argentina”, afirmou o chefe do Executivo que durante o encontro ainda falou sobre as recentes obras entregues na cidade, como o Piscinão do Paço e os viadutos Castelo Branco e Praça dos Bombeiros.
CIM – Atualmente, o Centro Integrado de Monitoramento de São Bernardo acompanha em tempo real imagens de 400 câmeras de segurança espalhadas pela cidade. O espaço conta com atuação de mais de 40 profissionais de diversas áreas, como GCM, Samu, Trânsito e Defesa Civil.
DETECTA – Desde abril, o município ganhou o reforço de 273 equipamentos integrados com o sistema Detecta, apto a realizar leitura de placas e realizar o cruzamento de dados do trânsito em tempo real com o banco de dados das polícias Civil e Militar e do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).
COI – Ainda neste ano, o município irá inaugurar o 1° Centro de Operações Integradas de Segurança do Estado. Localizado no Centro da cidade, em prédio de 1.900 m² localizado na Avenida Redenção, o COI de São Bernardo abrigará as operações do Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), da Delegacia do Idoso, da Polícia Civil, além da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil. Ao todo, o local abrigará cerca de 400 agentes de Segurança.