Metodologias de gerenciamento de projetos: o que são e como funcionam?

Conheça 5 metodologias de gestão de projetos e entenda como esses métodos são aplicados

  • Data: 06/12/2022 11:12
  • Alterado: 06/12/2022 11:12
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Metodologias de gerenciamento de projetos: o que são e como funcionam?

Crédito:Envato

Você está em:

O gerenciamento de projetos está condicionado a diversos fatores onde essa função é necessária, sendo importante adaptar os métodos de acordo com cada demanda, como em variados setores do mercado ou colaborações em equipe, por exemplo. Por isso, as diferentes metodologias de gestão de projetos servem para oferecer soluções eficazes que se encaixam às necessidades dos mais variados tipos de projetos.

O que são as metodologias de gestão de projetos?
As metodologias de gestão de projetos são sistemas esquematizados para guiar o fluxo de trabalho e, assim, conduzir a evolução e a concepção de projetos. Esses sistemas são baseados em conjuntos de práticas, estratégias, ferramentas e estruturas organizacionais diversificadas. Isso acontece porque as metodologias de gerenciamento de projetos priorizam determinadas características, conforme os conceitos que fundamentaram a sua criação e as suas aplicações. Essa variedade permite encontrar o modelo mais indicado para cada projeto. Nessa edição do caderno, vamos apresentar 5 das principais metodologias de gestão.

Metodologias ágeis
As metodologias ágeis (Agile ou Ágil) são metodologias de gestão de projetos amplamente conhecidas e utilizadas. Porém, esse modelo de gestão refere-se mais a um conceito do que uma metodologia definida estritamente. Isso significa que os seus princípios embasam outras metodologias, como Scrum, Kanban e Programação Extrema (XP – Extreme Programming), por exemplo. O conceito da metodologia ágil reúne abordagens que buscam simplificar os processos e torná-los dinâmicos através da repetição. Para alcançar esse objetivo, as metodologias ágeis focam em trabalho colaborativo e interativo, flexibilidade, rapidez e eficiência. Assim, essas características embasam os modelos de gestão de projetos que estão dentro das metodologias ágeis.

Scrum
A metodologia Scrum estrutura a dinâmica de desenvolvimento do projeto em Sprints. Os Sprints do Scrum são ciclos de trabalhos menores, mais curtos e sequenciais que desenvolvem determinadas demandas do projeto. A finalização de cada Sprint gera entregas com prazos estipulados e feedbacks sobre a qualidade com inspeções, alinhamentos e reuniões constantes. Na metodologia Scrum, deve existir um coordenador responsável pela gestão e evolução do projeto.

Kanban
A metodologia Kanban baseia-se em uma organização visual das etapas do projeto com quadros, colunas, listas e cartões de tarefas. Geralmente, nessa metodologia, os projetos são estruturados em quadros gerais com colunas para cada etapa, sendo os mais comuns: “Para fazer”, “Em andamento” e “Concluído”. Essas colunas podem ser organizadas de outras formas, conforme os processos necessários, como: fase de aprovação, por exemplo. As tarefas são listadas nas colunas e movimentadas para a próxima fase a cada entrega. Assim como a metodologia Scrum, a metodologia Kanban também faz parte das metodologias ágeis e permite diversas adaptações para encaixar-se em outros métodos.

Programação Extrema ou Extreme Programming (XP)
O Extreme Programming (XP) ou metodologia de programação extrema foi criada para atender ao desenvolvimento de projetos de tecnologia com mais agilidade e prazos rápidos. O foco dessa metodologia está na criação de ciclos curtos de desenvolvimento com várias entregas, similar ao modelo Scrum. Essas entregas incluem critérios que contribuem para a produtividade e a qualidade final do projeto, como: feedbacks contínuos, simplicidade para as soluções, testes constantes e integração da equipe.

Cascata ou Waterfall
Como o próprio nome já indica, a metodologia cascata ou metodologia waterfall funciona de maneira linear e vertical. Ou seja, o processo de trabalho é estruturado em um modelo semelhante a uma cascata, onde a próxima etapa do projeto é iniciada apenas quando a etapa anterior for concluída, proporcionando uma rigidez maior para a evolução do projeto.

Atualmente no mercado, encontramos diversas plataformas para auxiliar o gerenciamento de projetos em diferentes metodologias. Essas ferramentas e serviços podem ser utilizadas para estruturar os modelos de gestão ou cumprir funções em etapas específicas.

A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.

Compartilhar:

  • Data: 06/12/2022 11:12
  • Alterado:06/12/2022 11:12
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados