Memorial da América Latina expõe trabalhos de Claudia Casarino e Mateus Silva
As obras dos artistas podem ser acessadas no site da Instituição, a partir de 6 de abril
- Data: 07/04/2021 09:04
- Alterado: 07/04/2021 09:04
- Autor: Redação
- Fonte: Memorial da América Latina
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
A paraguaia Claudia Casarino e o paulistano Mateus Silva apresentam seus trabalhos na galeria virtual “Uma Janela para a América Latina”, no site do Memorial da América Latina, a partir de 6 de abril.
A artista paraguaia aborda em seu trabalho o aspecto conceitual e reflete sobre questões de gênero e da consciência do corpo – colocado em tensão por fronteiras e movimentos forçados. Suas obras buscam interpretar o universo da mulher como sujeito de transformação social.
As obras da artista integram acervos do Museu del Barro, Victoria & Albert de Londres, BID de Washington DC, Spencer Museum de Lawrence, CAAM, Las Palmas e Casa de las Américas de Havana.
O paulistano Mateus Silva é fotógrafo e designer multimídia e desenvolve trabalhos artísticos em parceria com coletivos e artistas. É o idealizador do projeto audiovisual “COLABXPO – laboratório colaborativo com artistas que buscam integrar fotografia, vídeo, design e arte urbana.
Silva já teve seus trabalhos expostos nas galerias A7MA, Favela Galeria e Inloco Lar Galeria. Acompanha e registra a caminhada do Grupo OPNI desde 2015. O grupo surgiu em 1997 e é responsável pela Favela Galeria, que realiza exposições, palestras e eventos de Hip-Hop, em São Mateus, zona leste de São Paulo.
A galeria virtual “Uma Janela para a América Latina” tem como objetivo divulgar a produção de arte latino-americana contemporânea para que ela chegue em qualquer lugar do mundo. Os artistas Paulo Von Poser e Ivan Ciro Palomino foram os primeiros a terem seus trabalhos expostos no espaço, inaugurado em junho.
Sobre
Claudia Casarino
Claudia Casarino nasceu em Assunção, Paraguai. Desde 1998, a artista participou de cinco bienais do Mercosul, de Havana, de Tijuana, de Busán, de Cuenca, de Curitiba, de Argélia e de Veneza, bem como das trienais de Santiago e de Porto Rico. Também expôs em diversas galerias, museus e centros culturais de Assunção, Santiago, São Paulo, Buenos Aires, Bogotá, Madri, Barcelona, Milão, Amã, Londres, entre outras.
Mateus Silva
Mateus Silva é paulistano, nascido em 1980. Fotógrafo e designer multimídia formado pela Escola Panamericana de Arte e Design. Desenvolve trabalhos artísticos em parceria com coletivos e artistas. Em 2009, recebeu o prêmio de melhor fotografia do concurso cultural “Levis BeOriginal.
Serviço
Uma Janela para América Latina
Site do Memorial da América Latina
https://memorial.org.br/uma-janela-para-a-america-latina/