Marketplace de criadores do Instagram: como funciona?

Conheça o programa do Instagram que promove parcerias entre criadores de conteúdo e marcas

  • Data: 30/04/2024 08:04
  • Alterado: 30/04/2024 08:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Marketplace de criadores do Instagram: como funciona?

Crédito:Alexander Shatov/Unsplash

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O Instagram anunciou o lançamento no Brasil do marketplace de criadores de conteúdo, um recurso que busca conectar influencers e marcas para formarem de parcerias. A função não é tão nova assim para a plataforma, pois começou a ser testada em 2022 nos Estados Unidos. “Desde então, nós lançamos novos recursos e integramos milhares de criadores e marcas dos Estados Unidos no marketplace de criadores de conteúdo”, ressaltou a Meta, companhia dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, em comunicado.

Porém, em fevereiro deste ano (2024), foi anunciada a expansão da ferramenta para outros territórios. Além do nosso país, o Instagram levou o marketplace de criadores para a Austrália, o Canadá, o Japão, o Reino Unido e a Nova Zelândia. A companhia também informou que convidará marcas chinesas de exportação para trabalharem com criadores estrangeiros.

Como funciona o marketplace de criadores de conteúdo do Instagram?

O principal objetivo do marketplace de criadores de conteúdo do Instagram é promover um espaço que facilite a colaboração entre os influenciadores e as empresas que investem na rede social. Com o recurso, as marcas podem convidar os criadores para trabalharem em diversos tipos de colaborações, como parcerias pagas ou em anúncios em parceria, onde os anunciantes conseguem ampliar o alcance do seu conteúdo e promover anúncios colaborativos.

Os influenciadores encontram o marketplace de criadores no painel profissional dentro do app do Instagram. A plataforma permite que o criador aponte as marcas e os interesses relevantes para ele e crie um portfólio de conteúdo. As empresas conseguem acessar o marketplace de criadores por meio do Meta Business Suite. No recurso, as marcas podem pesquisar por criadores e filtrar por atributos dos influencers e por público. Também é possível visualizar uma lista de criadores que registraram interesse e conferir os portfólios deles.

A ferramenta do Instagram possibilita que as empresas se comuniquem diretamente com os criadores ou enviem projetos para mais de um influencer com mais informações sobre a oportunidade de parceria, como o tipo de conteúdo, requisitos e pagamento, por exemplo. E tudo isso pode ser feito no próprio aplicativo do Instagram. Os criadores de conteúdo visualizam essas solicitações de contato e mensagens das marcas em uma nova área chamada de “Mensagens de parceria” localizada na parte superior da aba principal de mensagens. Quando acertarem os detalhes, as marcas e os criadores já poderão criar o conteúdo em colaboração.

O Instagram permite que os anunciantes impulsionem publicações orgânicas como anúncios em parceria, mesmo o conteúdo de marca que tenha o rótulo de parceria paga. Com o marketplace de criadores, as marcas ainda podem acompanhar o progresso de cada projeto de cada criador de conteúdo que esteja participando da sua campanha.

O anúncio de expansão do marketplace de criadores de conteúdo trouxe outra novidade para o Instagram. A Meta revelou que recebeu o feedback das marcas sobre o desafio de desenvolver parcerias com os influenciadores. Então, para auxiliar nessa missão, a companhia de tecnologia iniciará testes de “recomendações baseadas em aprendizado de máquina (machine learning) que usam dados do Instagram” para oferecer recomendações personalizadas de perfis de influenciadores. Dessa forma, o Instagram ajudará as marcas a descobrirem os criadores de conteúdo mais apropriadores para as suas campanhas.

Enquanto o novo marketplace de criadores de conteúdo do Instagram está dando os primeiros passos no Brasil, o TikTok já disponibiliza um programa semelhante desde de 2021: o TikTok Creator Marketplace ou Marketplace de Criadores do TikTok. Além disso, a plataforma de vídeos curtos possui outras formas de monetização estabelecidas.

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Fonte: Meta/Instagram, TechCrunch, Meio & Mensagem, TecMundo

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  • Data: 30/04/2024 08:04
  • Alterado:30/04/2024 08:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet









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