São Paulo Tecnologia

Como funciona a monetização do TikTok?

Saiba como o TikTok monetiza a rede social e quais são os critérios da plataforma

  • Data: 02/04/2024 08:04
  • Alterado: 02/04/2024 08:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
monetizacao-tiktok

Crédito:Solen Feyissa/Unsplash

A monetização do TikTok possibilita que os criadores de conteúdo e os espectadores ganhem dinheiro diretamente através da plataforma de diversas maneiras, sendo um diferencial em comparação aos outros apps semelhantes. Além das formas de monetização já encontradas em outras redes sociais, como as parcerias pagas entre empresas e influencers, o TikTok oferece recursos dentro da própria plataforma que permitem aos criadores monetizar o conteúdo, participar de campanhas com marcas e receber recompensas. Até mesmo quem prefere não criar conteúdo pode ganhar dinheiro com interações no aplicativo. 

As principais soluções de monetização do TikTok são: TikTok Creator Marketplace (em português Marketplace de Criadores do TikTok), Programa de Recompensas do Criador, Séries do TikTok, Presentes em vídeos e lives e TikTok Bônus. Alguns desses recursos exigem uma série de critérios que incluem métricas de engajamento.

TikTok Creator Marketplace

O TikTok Creator Marketplace ou Marketplace de Criadores do TikTok é um recurso com o objetivo de promover colaborações entre as marcas e os tiktokers. Por meio da plataforma, as empresas interessadas produzem campanhas ou desafios com condições pré-determinadas, como o tipo de conteúdo a ser gerado e o valor que será pago. 

O criador que esteja dentro dos requisitos poderá habilitar a função no seu perfil e se candidatar para receber as propostas de parcerias para essas campanhas. Caso seja selecionado por uma marca, a empresa fornece mais detalhes sobre o conteúdo que deseja e outras informações pertinentes. Depois, o criador produzirá os vídeos patrocinados e, se aprovado, postará de acordo com as exigências da marca. Para atender aos requisitos do Marketplace de Criadores do TikTok, é necessário ter mais de 18 anos, uma conta pessoal com mais de 10 mil seguidores, pelo menos 3 vídeos publicados e 1 mil visualizações nos últimos 30 dias e respeitar as diretrizes da comunidade.

Programa de Recompensas do Criador

Anteriormente conhecido como Programa Criativo Beta, o Programa de Recompensas do Criador é o recurso do TikTok que monetiza os vídeos do aplicativo. Dessa forma, a plataforma busca incentivar a produção de conteúdo original de qualidade ao oferecer recompensas em dinheiro. 

Para se inscrever no programa, basta acessar a seção de “Ferramentas do criador” e depois selecionar “Programa de Recompensas do Criador”. Os criadores de conteúdo precisam ter mais de 18 nos, uma conta pessoal no TikTok com um bom histórico sem violações das diretrizes da comunidade e das políticas dos termos de serviço, pelo menos 10 mil seguidores, no mínimo 100 mil visualizações nos últimos 30 dias e produzir conteúdo original. Os vídeos elegíveis para a monetização devem ter mais de 1 minuto de duração, alta qualidade e pelo menos 1 mil visualizações.

Séries do TikTok

O recurso Séries do TikTok possibilita que os criadores publiquem playlists com conteúdos exclusivos e determinem um valor para acessá-las. Ou seja, os espectadores que estiverem interessados poderão pagar para acessar esses vídeos exclusivos. Cada Série pode contar com até 80 vídeos de 30 segundos a 20 minutos de duração. Os critérios exigidos são: ter mais de 18 anos, uma conta criada há mais de 30 dias, pelo menos 3 publicações e 1 mil visualizações nos últimos 30 dias, mais de 10 mil seguidores, produzir conteúdo original e seguir as diretrizes da comunidade.

Presentes em vídeos e lives

Os presentes em lives e vídeos do TikTok permitem que os espectadores reajam e enviem bonificações aos criadores de conteúdo durante transmissões ao vivo ou em vídeos publicados. Esses presentes são pagos com moeda digital, mas são acumulativos e podem ser trocados por dinheiro real. Para habilitar o recurso e receber presentes no TikTok, o criador precisa ter mais de 18 anos, uma conta pessoal há mais de 30 dias com bom histórico conforme as diretrizes da comunidade, pelo menos 10 mil seguidores e um vídeo publicado nos últimos 30 dias.

TikTok Bônus

O Programa de Bônus do TikTok é a monetização da plataforma para os usuários em geral e não exige a criação de conteúdo. Nesse programa, os participantes recebem pontos ao realizar as missões propostas pela rede social, como convidar amigos e assistir aos vídeos selecionados. Posteriormente, esses pontos podem ser trocados por dinheiro. O acesso ao TikTok Bônus está disponível em formato de um pequeno banner no canto superior da tela quando abrir o aplicativo. O usuário que quiser participar do programa precisa ter mais de 18 anos e uma conta cadastrada regularmente no TikTok.

É importante lembrar que todos os recursos de monetização do TikTok estão suscetíveis às constantes mudanças da plataforma. Portanto, eles podem sofrer alterações e é necessário verificar a sua disponibilidade no Brasil.

Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades. 

Fonte: TikTok, G1, TechTudo, Tecmundo, Canaltech

Compartilhar:

  • Data: 02/04/2024 08:04
  • Alterado: 02/04/2024 08:04
  • Redação
  • Érica Oliveira/Plataformanet









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados