Mailing: o que é e qual a sua importância para o seu negócio?
Entenda para que serve o mailing e como construir uma lista de contatos de qualidade
- Data: 28/02/2023 13:02
- Alterado: 28/02/2023 13:02
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:Envato
O mailing é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de estratégias de comunicação em que empresas buscam impactar os seus públicos. Atualmente, a principal estratégia associada ao mailing é o e-mail marketing, mas ele também está presente em outros canais, como o SMS e o WhatsApp, por exemplo. O mailing tem esse papel porque consiste na lista de contatos utilizada pelas empresas. Além disso, o mailing pode ser compreendido como uma estratégia própria para estabelecer um relacionamento entre negócios e consumidores. Por isso, é importante entender qual a finalidade e como construir um bom mailing.
O que é mailing?
O mailing é uma estratégia de comunicação utilizada por empresas para entrar em contato com leads, potenciais clientes e consumidores. Esse contato é realizado com o propósito de construir uma relação com esses públicos e abrir oportunidades para oferecer produtos e serviços. O termo mailing também pode representar a própria lista de contatos, como uma base de informações. Essa lista de mailing funciona como uma base de dados com nomes, endereços de e-mails, telefones, entre outros dados.
O e-mail marketing é a maneira mais comum e mais conhecida de utilizar o mailing. Porém, é importante destacar que o mailing e o e-mail marketing não são sinônimos. A comunicação entre empresas e consumidores através do mailing pode ser realizada em demais formatos além do e-mail.
Qual a importância do mailing?
A produção de um mailing é importante porque permite captar, guardar e organizar informações relevantes sobre os públicos de uma empresa. Essa estratégia possibilita que a empresa conheça os contatos obtidos e realize uma segmentação eficiente. Assim, é possível se conectar de forma ainda mais precisa com os clientes conquistados e os clientes em potencial. Com o consumidor atual, o mailing possibilita manter um relacionamento para fidelizar. Enquanto que os consumidores em potencial podem ser atingidos de maneira segmentada, permitindo que a empresa intensifique a influência da sua marca.
Nesses dois públicos, a lista de mailing traz diversas vantagens como: personalização na comunicação da empresa, ampliação no engajamento dos públicos-alvo, aumento da autoridade e do reconhecimento da marca e, consequentemente, impulsionamento das vendas.
Como construir um mailing?
Para alcançar os benefícios da estratégia de mailing, existem alguns passos e boas práticas recomendadas. Uma boa lista de contatos pode ser construída através da captação de informações cadastrais, por exemplo. Outra estratégia incrível é a divulgação de conteúdo de qualidade em troca do compartilhamento de dados pessoais. Nessa etapa, o interesse da pessoa em fornecer as suas informações e a sua permissão para receber o contato da empresa fazem toda a diferença nos resultados. Por esse motivo, a compra de lista de mailing não é a melhor alternativa.
Após a criação da lista de contatos, é necessário segmentar as informações para identificar os diferentes tipos de públicos. A segmentação facilita a produção e o envio de mensagens personalizadas. Isso faz com que a mensagem tenha mais relevância para as pessoas que recebem e amplia as chances de sucesso do contato. É interessante ressaltar que um trabalho de mailing consistente possibilita a criação de um conteúdo adequado para contatos segmentados, influenciando diretamente no impacto assertivo das estratégias de comunicação e marketing.
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