Lula busca agronegócio sustentável ‘sem ruptura’

Linha central da equipe escalada pelo petista para a área na transição é a de "não ruptura"

  • Data: 22/11/2022 11:11
  • Alterado: 22/11/2022 11:11
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Lula busca agronegócio sustentável ‘sem ruptura’

Brazilian president-elect Luiz Inacio Lula da Silva attends a meeting with representatives of Brazilian civil society during the COP27 climate conference in Egypt's Red Sea resort city of Sharm el-Sheikh on November 17, 2022. (Photo by JOSEPH EID / AFP)

Crédito:Reprodução

Você está em:

A diretriz do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que o seu governo valorize o agronegócio sustentável não deverá implicar mudanças drásticas na atuação do Ministério da Agricultura do governo de Jair Bolsonaro (PL). A linha central da equipe escalada pelo petista para a área na transição é a de “não ruptura”.

Os oito nomes do grupo que trabalha a transição no setor agropecuarista foram anunciados na quarta-feira passada, 16, pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). Eles estão dedicados ao que chamam de “fase de diagnóstico”.

“Estamos fechados na linha da não ruptura”, disse o engenheiro florestal da Universidade de Brasília (Unb), produtor rural e ex-deputado distrital Joe Valle (PDT). “Nosso compromisso é tirar a sustentabilidade da lateralidade. O agro cresce quando trabalhamos junto às questões ambientais.”

Os primeiros encontros deliberativos estão previstos para hoje. A preocupação ambiental no agronegócio brasileiro ganhou destaque nas mensagens que Lula enviou à comunidade internacional.

Em discurso na COP-27, a conferência internacional do clima da Organização das Nações Unidos (ONU), o presidente eleito defendeu a Amazônia protegida como fundamental à “segurança climática” e prometeu punição rigorosa aos responsáveis por ações ilegais na floresta.

“A produção agrícola sem equilíbrio ambiental deve ser considerada uma ação do passado. Não precisamos desmatar nem sequer um metro de floresta para continuarmos a ser um dos maiores produtores de alimento do mundo”, disse Lula na ocasião.

Compartilhar:

  • Data: 22/11/2022 11:11
  • Alterado:22/11/2022 11:11
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados