Lives: conheça as principais plataformas para transmissão ao vivo
Saiba onde fazer lives para interagir com o público e gerar engajamento para marcas
- Data: 28/06/2022 08:06
- Alterado: 28/06/2022 08:06
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:Freepik
As lives deixaram de ser novidade há alguns anos. Mídias conhecidas, como o YouTube e o Instagram, já foram muito utilizadas por pessoas públicas e marcas para se comunicar com o seu público em tempo real. Porém, a relevância desse tipo de conteúdo vem aumentando cada vez mais com a explosão de transmissões ao vivo durante o período da pandemia e o sucesso de popularidade dos streamers. Assim, as lives se multiplicaram e ganharam espaço no consumo de conteúdos em vídeo. Para aproveitar esse potencial, o marketing de empresas precisa estar preparado para atender essa demanda do público e trabalhar com estratégias para esse formato de comunicação.
Quais as plataformas para fazer lives?
Facebook Live
O Facebook Live é o recurso da Meta (antigo Facebook) para transmissões ao vivo na rede social. A live pode ser feita a partir de um perfil ou de uma página do Facebook pelo computador ou aplicativo no celular. Para fazer uma transmissão na plataforma, basta clicar em “Vídeo ao vivo” no espaço para criar publicações, sendo possível adicionar uma descrição sobre o conteúdo antes de iniciar a live. O Facebook permite realizar transmissões ao vivo em grupos e eventos na rede social.
Entre as suas funcionalidades, o Facebook Live possibilita utilizar softwares de streamings, adicionar o botão “Doar” para arrecadar fundos, acrescentar efeitos e incluir pessoas para fazer parte da transmissão. O público pode acessar as lives em uma área do Facebook chamada “Watch” dedicada especificamente para a exibição de conteúdos em vídeos. Além da divulgação das mais diversas marcas, grandes empresas de comunicação também contam com o Facebook Live para exibir programas, notícias e até mesmo transmissões esportivas ao vivo.
TikTok Live
O sucesso do TikTok é indiscutível e, assim como os seus vídeos virais, as lives na plataforma contam com milhares de espectadores. Para fazer uma live no Tiktok, é necessário acessar o ícone “+” para criação de conteúdo e selecionar a opção “LIVE” entre as ferramentas de publicação. A plataforma permite adicionar efeitos e programar eventos para divulgar lives programadas. Além disso, o TikTok Live disponibiliza a funcionalidade de “Presentes” para as transmissões ao vivo. Com essa função, o público pode enviar presentes virtuais para os criadores de conteúdo. Esses presentes possuem um valor em moedas do TikTok que será descontado do saldo da conta na rede social.
Semelhante ao Facebook, o TikTok também possui uma área dedicada a exibição de lives. O usuário só precisa clicar no ícone com a palavra “LIVE” no canto superior esquerdo da tela inicial do aplicativo para assistir as transmissões realizadas naquele momento. É importante ressaltar que o TikTok Live possui uma desvantagem em relação às outras plataformas, a função para produzir transmissões ao vivo não está disponível para todos os usuários. Atualmente, a ferramenta só aparece habilitada para aqueles que seguirem os critérios da rede social, como usuários com 16 anos ou mais e ter um determinado número de seguidores.
Twitch
Diferente de outras plataformas, em que as transmissões ao vivo são mais uma função adicionada, as lives são o destaque da Twitch e sua principal forma de publicação de vídeos. Com o avanço da popularidade do streaming ao vivo nessa mídia, os criadores de conteúdo focados na produção de lives estão ganhando reconhecimento e são amplamente conhecidos apenas como streamers. As transmissões na Twitch dependem da integração com softwares para fazer o gerenciamento da live, por isso, é necessária uma configuração um pouco mais complexa para iniciar um vídeo ao vivo. E apesar do foco no streaming de jogos, a plataforma também oferece espaço para criadores dos mais diversos tipos de conteúdo.
Por que as lives são importantes para o marketing?
A transmissão ao vivo já é uma realidade consistente no consumo de conteúdo em vídeo. E quando existe essa demanda, ela precisa ser aproveitada, uma vez que o principal objetivo do marketing é conectar empresas e seus públicos-alvo. Ou seja, nada melhor que estabelecer a presença da marca, onde o consumidor está. Além disso, as lives oferecem oportunidades interessantes para a conexão com público, como o contato em tempo real, humanização da comunicação e interatividade, por exemplo. As transmissões ao vivo podem ser utilizadas para lançamentos de produtos ou serviços, conversas sobre o segmento, divulgação de eventos e demais ideias que possam ser encaixadas nas características do negócio e do seu público.
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