Itaú Cultural recebe nova peça de Renato Borghi em temporada gratuita
A peça que une artisticamente o Teatro Promíscuo e o diretor Rogério Tarifa, dá continuidade ao olhar de Borghi sobre a obra do dramaturgo alemão Bertold Brecht.
- Data: 05/07/2023 11:07
- Alterado: 05/07/2023 11:07
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
O que nos mantém vivos?
Crédito:Bob Sousa
De 13 a 23 de julho (sempre de quinta-feira a domingo), o Itaú Cultural recebe o grupo Teatro Promíscuo, de Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas, com a peça O que nos mantém vivos?, de Bertolt Brecht (1898- 1956). Dirigida por Rogério Tarifa, tem Cristiano Meirelles, Débora Duboc e Nath Calan no elenco. O ato-espetáculo musical, como eles identificam, dá continuidade à investigação da obra de Bertold Brecht feita por Borghi em seus mais de 65 anos de carreira.
Toda a programação do Itaú Cultural é gratuita. Os ingressos são disponibilizados semanalmente a partir da quarta-feira anterior à apresentação, e devem ser reservados pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br).
A montagem de O que nos mantém vivos? estreou em novembro de 2022, no Sesc Consolação, contemplado pela 10ª Edição do Prêmio Zé Renato, e no ano em que Borghi comemorava 65 anos de carreira. A dramaturgia partiu da necessidade do Teatro Promíscuo em dar continuidade à temática de O que mantém um homem vivo, peça também de Brecht, levada por Borghi pela primeira vez ao palco em 1973, durante a ditadura militar no Brasil. Para ele, trazer a temática para o momento que se vivia no fim do ano passado é dar luz e compartilhar a contemporaneidade de mais uma obra do dramaturgo do início do século passado, mestre em revelar artimanhas usadas para sustentar aparências de eternidade e imutabilidade, mascarando a miséria e o descaso com a vida.
A montagem divide-se em quatro unidades temáticas – Deus, Família, Pátria e Propriedade –, para se debruçar sobre os elementos que criam ambiente para o triunfo da distopia fascista, abrindo caminho para a falência das utopias e do humanismo e o triunfo de um sistema sem humanidade e autoritário. O público é convidado a fazer reflexões junto dos intérpretes em cena, criando uma horizontalidade entre a dramaturgia e o espectador.
Para o diretor Rogério Tarifa O que nos mantém vivos? é um ato-espetáculo musical, que provoca variadas sensações quando se pensa na pergunta que dá título à obra. A peça tem direção musical de William Guedes e canções originais e inéditas de Jonathan Silva, executadas ao vivo. O teatro de animação se faz presente na montagem, aprofundando a poesia e o olhar crítico para o desenvolvimento do enredo, sob a condução de Luiz André Cherubini, fundador do Grupo Sobrevento, que assina com Tarifa a direção de atores e a cenografia.
SERVIÇO
Peça O que nos mantém vivos?
Com Grupo Teatro Promíscuo
De 13 a 23 de julho (quinta-feira a domingo)
Quinta-feira a sábado, às 20h. Domingo e feriados, às 19h.
Duração: 200 minutos (com 15 minutos de intervalo)
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Classificação Indicativa: 16 anos [violência, apelo sexual, drogas]
Entrada gratuita. Reservas de ingressos na semana anterior às sessões através plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br