Itaú Cultural comemora o aniversário de São Paulo com live de Lima Duarte
A organização convida o ator para um bate papo na data de celebração dos 467 anos de fundação da cidade, que foi o berço de sua carreira
- Data: 22/01/2021 13:01
- Alterado: 22/01/2021 13:01
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Lima Duarte
Crédito:Marcos Maciel
No dia 25 de janeiro (segunda-feira), o Itaú Cultural celebra, no ambiente virtual, os 467 anos da cidade de São Paulo com ações e curiosidades. Nesse dia, o Instragram da organização (https://www.instagram.com/itaucultural/) recebe para uma live o ator Lima Duarte (https://www.instagram.com/__limaduarteoficial/) , homenageado na 50ª série Ocupação, que fica em cartaz até o dia 7 de fevereiro. Já na home do site do IC (www.itaucultural.org.br) serão destacados materiais que abordam, entre outros assuntos, a presença indígena no cotidiano da capital – em nomes de ruas e bairros –, a relações de pensadores com a cidade e arquitetos que deixaram marcas históricas em São Paulo.
Às 12h, no encontro ao vivo com Lima Duarte, o público é convidado a conhecer um pouco mais da trajetória, contos e causos desse mineiro, que migrou ainda jovem para a capital paulista e se tornou um dos mais emblemáticos artistas do país, tendo expressivas passagens pela televisão, cinema, rádio e teatro. Foi em São Paulo, por exemplo, que Ariclenes – nome de batismo de Lima – passou pela TV Tupi e pelo Teatro de Arena, marcantes não somente em sua carreira, mas na vida cultural do país.
Grande parte dessas histórias também podem ser conferidas de terça-feira a domingo na sede do Itaú Cultural, na Ocupação Lima Duarte. Com curadoria assinada pelos núcleos de Artes Cênicas e da Enciclopédia, cocuradoria do jornalista Amilton Pinheiro e cenografia de Kleber Montanheiro, a mostra é guiada por roteiro de Daniel Veiga, intitulado Amarra o teu Arado a uma Estrela. Um total de cerca de 130 fotografias contam essa trajetória, em projeções feitas em telas e transparências, além de uma holografia do próprio Lima Duarte.
Os ingressos para visitação da mostra devem ser reservados previamente, podendo ser agendados pelo link?sympla.com.br/agendamentoic, a partir das 9h das segundas-feiras, estendendo-se por toda a semana e ficando sujeitos à lotação dos grupos.
Histórias
Já o site do Itaú Cultural, nesse 25 de janeiro, terá sua home tomada por um clima paulistano, destacando conteúdos já publicados e referentes à cidade, que, reunidos, mostram suas diferentes facetas. É o caso, por exemplo, do vídeo com Jorge Bassani, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), que traz um panorama histórico das transformações de São Paulo ocasionadas por influência de movimentos coletivos.
Em São Paulo de Piratininga, o escritor e professor Daniel Munduruku, por sua vez, conta um pouco da história indígena da capital. O funk na periferia também é trazido à tona em entrevista com Renato Barreiros, diretor e produtor dos documentários Funk Ostentação e No Fluxo.
Outros destaques recordam mostras da série Ocupações dedicadas a arquitetos, a exemplo de Paulo Mendes da Rocha e Rino Levi, que têm seus trabalhos entrelaçados à história da cidade. Já numa reflexão mais contemporânea, é destacado, também, um artigo da jornalista Vanessa Bárbara que versa sobre tomar sol: atividade que se tornou uma das grandes questões dos habitantes da cidade durante a pandemia.
SERVIÇO
Itaú Cultural no aniversario de São Paulo
Dia 25 de janeiro (segunda-feira)
Live com Lima Duarte, às 12h
No Instagram do Itaú Cultural: https://www.instagram.com/itaucultural/
Classificação indicativa: Live
Destaques sobre São Paulo
No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br