Instagram Shopping: como vender através do Instagram

Conheça o recurso Compras no Instagram que permite criar lojas na rede social

  • Data: 23/11/2020 18:11
  • Alterado: 23/11/2020 18:11
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Instagram Shopping: como vender através do Instagram

Crédito:

Você está em:

O Instagram já é utilizado como uma plataforma de divulgação importante no mercado e funciona como vitrine para as lojas anunciarem os seus produtos, oferecendo até mesmo anúncios pagos para exibir marcas e produtos para quem acessa a rede social. Porém, as funções do Instagram também podem ser utilizadas para realizar vendas online. O Instagram Shopping é um recurso disponibilizado pelo Instagram para facilitar o processo de compra para os usuários e oferecer para as lojas uma plataforma de vendas pela rede social. Esse recurso se mostra mais uma alternativa para as empresas que pretendem divulgar os seus produtos online, além das opções já conhecidas, como os e-commerces e os marketplaces.

O Instagram Shopping permite que os usuários visualizem produtos exibidos em fotos e vídeos publicados pelos perfis comerciais das empresas. Os produtos podem ser exibidos nos stories e no feed com tags de compras. Apesar de serem semelhantes às tags utilizadas para marcar outros perfis de usuários, as tags de compra indicam que o produto está sendo comercializado e, caso o cliente clique na tag, será exibida a página do produto com mais informações. A página de detalhes dos produtos mostra informações importantes como preços, descrições e imagens sobre o item, incluindo outras mídias em que o produto está marcado no Instagram e o link para a página do produto no site da empresa.

O recurso Compras no Instagram possui sua própria aba na tela inicial do aplicativo com o ícone destacado ao lado da foto que dá acesso ao perfil do usuário. Nos perfis das empresas que possuem loja no Instagram também é possível acessar o catálogo de produtos disponíveis clicando no ícone semelhante aquele exibido na tela inicial.

Entre os requisitos exigidos para cadastrar uma loja no Instagram, a empresa deve estar localizada em um país onde o recurso Compras no Instagram esteja disponível e o Brasil está incluído na lista de países onde esse recurso pode ser utilizado.  A empresa também precisa vender um produto qualificado como bem material e não como serviço. Além disso, é necessário estar em conformidade com os termos do “Acordo de vendedor de produtos comerciais” e com as políticas comerciais do Facebook e do Instagram. Para atender aos requisitos, a empresa precisa ter uma conta comercial no Instagram e para configurar a loja, a conta comercial precisa estar vinculada a uma página do Facebook, caso não tenha, será necessário criar uma página e vincular com a conta no Instagram.

As informações dos produtos devem ser cadastradas através de um catálogo do Facebook. Para criar e gerenciar esse catálogo de produtos, a empresa pode utilizar uma página de loja no Facebook, pode fazer a conexão do catálogo através do Gerenciador de Negócios do Facebook ou realizar a integração por meio de uma plataforma parceira. Após conectar um catálogo de produtos à sua conta do Instagram, basta acessar as configurações do perfil, cadastrar a conta da empresa no recurso Compras no Instagram e seguir as etapas exigidas para enviar a conta para análise. As informações adicionadas são avaliadas pelo Instagram e a análise da conta pode levar alguns dias. O status do processo pode ser acompanhado através do recurso Compras nas configurações.

O Instagram enviará uma notificação quando a conta for aprovada, o perfil será liberado para ativar o recurso Compras e para selecionar o catálogo de produtos que deseja conectar à loja do Instagram. Depois de concluir essa etapa, já é possível começar a marcar os produtos em suas publicações. Para incluir as tags de compras na publicação, é só criar um post e selecionar a opção “Marcar produtos” próximo às tags utilizadas para marcar pessoas. Nos stories, a opção de marcar produtos está localizada na aba de figurinhas.

A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 23/11/2020 06:11
  • Alterado:23/11/2020 18:11
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados