Governo de São Paulo lança ferramenta de avaliação do consumo de álcool
“Vida Sem Álcool”, desenvolvido com o programa “Vida Sem Drogas” por meio da Saúde Digital Paulista, é gratuito e oferece questionário para identificar hábitos e níveis de dependência
- Data: 15/01/2025 11:01
- Alterado: 15/01/2025 11:01
- Autor: Redação
- Fonte: Agência SP
Crédito:Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O Governo do Estado de São Paulo apresentou uma nova iniciativa voltada à população, com o objetivo de avaliar o consumo de bebidas alcoólicas e oferecer suporte quando necessário. Denominada “Vida Sem Álcool”, essa ferramenta foi desenvolvida em colaboração com o programa “Vida Sem Drogas” e está disponível através da Saúde Digital Paulista, sem custos para os usuários.
Disponível no aplicativo do Poupatempo, que é compatível com dispositivos Android e iOS, o serviço da Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece um questionário que permite identificar os hábitos de consumo e os níveis de dependência. Após a realização do teste, aqueles que obtiverem uma pontuação superior a 15 são orientados a procurar acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Para pontuações acima de 20, a recomendação é buscar uma avaliação no CapsAd (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas).
Apesar de ser uma substância legal, o uso excessivo de álcool pode trazer sérios impactos à saúde física e mental. Nesse contexto, a Secretaria de Saúde enfatiza a importância da busca por informações e apoio, fundamentais para promover o bem-estar e a saúde tanto dos indivíduos quanto das comunidades.
Além do “Vida Sem Álcool“, o aplicativo do Poupatempo disponibiliza outros serviços relevantes para a população. Um deles é o programa “Mulheres de Peito“, que permite agendar exames de mamografia sem a necessidade de pedido médico, sendo totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse serviço é destinado a mulheres entre 50 e 69 anos, que apenas precisam apresentar seu RG e cartão do SUS. O aplicativo também oferece informações sobre as Carretas de Mamografia, que realizam esses exames.
Outro recurso acessível é o “Vida Sem Nicotina“, que direciona os usuários à rede de tratamento mais próxima para aqueles que desejam abandonar o tabagismo. Além disso, o programa “Filho que Ama, Leva o Pai ao AME” é destinado a homens acima dos 50 anos para realização de check-ups, sem necessidade de encaminhamento médico.
O aplicativo também facilita a busca por hemocentros para doação de sangue total, plaquetas e medula óssea. Por fim, proporciona informações sobre a posição na fila para transplante de órgãos, ajudando pacientes que aguardam por esse procedimento vital.