Geração de leads: como funciona?
Entenda o processo de geração de leads, porque é importante e quais estratégias utilizadas
- Data: 21/06/2022 09:06
- Alterado: 21/06/2022 09:06
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
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A geração de leads é um processo essencial no marketing digital e faz parte das etapas implementadas no Inbound Marketing para conquistar novos clientes. A estratégia de converter visitantes e gerar leads tem o objetivo de captar informações de clientes em potencial. Essas informações são valiosas e alimentam as próximas ações que guiam o consumidor até a concretização da venda.
Assim como a geração de leads, o diferencial de estratégias do Inbound Marketing está na abordagem do negócio em relação ao seu público-alvo: a pessoa entre em contato com a empresa de forma espontânea, sendo atraída por algum produto, serviço ou conteúdo interessante. Ao demonstrar interesse por aquilo que a marca tem a oferecer, essa pessoa torna-se um cliente em potencial. É nesse momento em que a geração de leads auxilia na conversão desse visitante, captando as suas informações para manter o contato e construir um relacionamento com ele.
Mas afinal, o que é lead?
A pessoa é considerada um lead quando ela fornece as suas informações pessoais para uma empresa e, geralmente, essas informações consistem em dados de identificação e contato, como nome, telefone e e-mail. Quando chega a essa etapa, a pessoa é um cliente em potencial porque ela já conhece a empresa, mesmo que seja um pouco, expressou interesse por algo relacionado ao seu negócio, seja pelo segmento, produto ou serviço e demonstrou vontade ou se colocou à disposição para manter uma comunicação com a empresa. Para fazer a conversão de visitantes em leads, é preciso oferecer alguma vantagem interessante o suficiente para convencê-lo a preencher o formulário e fornecer suas informações.
Quais as estratégias para geração de lead?
A geração leads precisa de um conjunto de estratégias colocadas em prática para funcionar e completar o processo. Basicamente, é necessário criar um material ou uma vantagem interessante para o público-alvo, promover esse conteúdo em plataformas da empresa e disponibilizar um formulário para que as pessoas interessadas possam registrar as informações e acessar o material ou o benefício.
A produção de conteúdo exclusivo e relevante – que baseia o marketing de conteúdo – está entre as principais estratégias para geração de leads. Porém, outras ações também podem ser interessantes e gerar leads para o negócio, como a divulgação de eventos, newsletters, ofertas limitadas, cupons de desconto e webinars, por exemplo. Essas oportunidades serão promovidas para os consumidores através dos canais de comunicação da empresa, como site, redes sociais, blog e landings pages. A forma como o lead será gerado, a quantidade de informações coletadas e a abordagem da equipe de vendas com os leads poderão ser diferentes conforme as características de cada empresa.
Por que a geração de leads é importante?
Ao captar informações sobre os seus clientes em potencial, a empresa cria oportunidades para nutrir o seu público de maneira direta e com materiais bem direcionados. Essa estratégia possibilita que a empresa possa mostrar a sua especialidade na área, oferecer as soluções que o consumidor precisa e construir uma relação de credibilidade com ele. Com esses fatores bem estruturados, as chances de efetivar a venda são maiores, uma vez que o consumidor está preparado para realizar a compra e confia na capacidade da empresa de fornecer um produto ou um serviço de qualidade.
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