Força-tarefa salva anta em estrada na região de Praia Grande
Após a ação de resgate, o animal foi solto em segurança no Parque Estadual Serra do Mar, na Baixada Santista
- Data: 21/04/2021 13:04
- Alterado: 21/04/2021 13:04
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Uma anta com cerca de dois anos de idade foi resgatada na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na região de Praia Grande, litoral paulista. O animal foi visto em meio aos veículos no domingo (18), e para evitar um possível acidente, pessoas que transitavam pelo local o afastaram dos veículos, mas ele acabou entrando em uma residência no bairro Jardim Alice. A Fundação Florestal foi acionada e as equipes dos Núcleos Caminhos do Mar e Curucutu, ambos no Parque Estadual Serra do Mar, atuaram no resgate junto à Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, GCM Ambiental de Praia Grande, Instituição Biopesca, além de um veterinário e voluntários.
A ONG Ayucá forneceu uma caixa para o transporte adequado da anta, que foi solta com segurança no interior de área adjacente ao parque.
O que fazer ao encontrar um animal silvestre?
A primeira recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros ou acionar a Polícia Militar Ambiental, pelo 193 ou 190, respectivamente.
Não tente capturar o animal, ele pode reagir de forma agressiva caso se sinta ameaçado, por estar fora do habitat natural. Para ampliar a eficiência no setor, a Polícia Militar Ambiental realiza autuações e ações de prevenção em todo Estado, por meio da fiscalização de matas, rios, represas, unidades de conservação e do mar territorial.
Denúncias:
A população pode denunciar crimes ambientais pelos seguintes canais disponíveis:
• Pelo celular: Aplicativo Denúncia Ambiente, disponível para Android e IOS
• Pelo site: http://denuncia.sigam.sp.gov.br/
• Por telefone: Contate a unidade do Policiamento Ambiental mais próxima. Consulte os
telefones em: http://www3.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/cpamb/localize.html