Fliminha e Instituto Emília ministram aula aberta sobre direito à literatura
Aula aberta sobre direito à literatura desde a educação infantil acontece em Santo Antônio do Pinhal, com interpretação em libras e transmissão ao vivo pelo YouTube da FLIMA
- Data: 25/04/2022 18:04
- Alterado: 25/04/2022 18:04
- Autor: Redação
- Fonte: FLIMA
Crédito:Divulgação
Na próxima quarta-feira (27), às 18h30, a Fliminha, educativo da FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira, em parceria com o Instituto Emília, realiza, no Auditório Municipal de Santo Antônio do Pinhal, a aula aberta “A leitura literária como direito desde a educação infantil“, com Ana Carolina Carvalho, mestre em educação e especialista na formação de educadores. O evento presencial reunirá educadores de sete cidades da Mantiqueira, nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Haverá interpretação em libras e transmissão online pelo YouTube da FLIMA.
O encontro marca o lançamento do programa educativo na área de leitura desenvolvido pela Fliminha, com patrocínio da Petrobras, especialmente para professores de educação infantil e profissionais da educação e da cultura que atuam nos municípios de Campos do Jordão, Gonçalves, Monteiro Lobato, Paraisópolis, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal e Sapucaí-Mirim.
Na aula aberta, que conta com o apoio da Secretaria de Educação de Santo Antônio do Pinhal, os participantes poderão fazer perguntas e trocar experiências. “Vamos refletir sobre o direito à literatura desde a educação infantil, abordando as condições para a sua garantia na escola e espaços de leitura”, afirma a palestrante, também responsável pela coordenação pedagógica do programa.
“É uma grande alegria dar início a esse projeto ao lado de um parceiro qualificado como o Instituto Emília. Estruturar um programa de formação de mediadores de leitura junto às comunidades escolares de Santo Antônio do Pinhal e região sempre foi um de nossos objetivos”, afirma o jornalista e escritor Roberto Guimarães, idealizador da FLIMA.
Troca de experiências
Durante todo o primeiro ciclo da formação, com cerca de 12 horas de encontros online e presenciais, os participantes poderão esclarecer dúvidas com a equipe responsável pelo programa e trocar experiências com seus pares por meio de um grupo de WhatsApp criado especialmente com essa finalidade. Essa ferramenta permitirá ampliar a discussão e fornecer subsídios para a evolução do programa.
Fliminha semanal
Além disso, a Fliminha realiza, semanalmente, as atividades literárias para crianças, inclusive da primeira infância, semanais e abertas, sempre aos domingos às 10h, com interpretação em libras e transmissão pelo YouTube da FLIMA. Ao todo, são 20 encontros até a FLIMA presencial, em agosto, em Santo Antônio do Pinhal (SP).