Falando de Transportes e Transportadoras – Mudar para manter

A linha 2021 da Toyota Hilux chega às concessionárias brasileiras dia 26 de novembro. A líder do segmento de picapes médias no Brasil – com 3.120 unidades vendidas em outubro e com 26.039 no acumulado dos dez primeiros meses de 2020 – mostrou em uma “live” que traz um design renovado e, de acordo com […]

  • Data: 20/11/2020 21:11
  • Alterado: 20/11/2020 21:11
  • Autor: Daniel Dias
  • Fonte: AutoMotrix
Falando de Transportes e Transportadoras – Mudar para manter

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A linha 2021 da Toyota Hilux chega às concessionárias brasileiras dia 26 de novembro. A líder do segmento de picapes médias no Brasil – com 3.120 unidades vendidas em outubro e com 26.039 no acumulado dos dez primeiros meses de 2020 – mostrou em uma “live” que traz um design renovado e, de acordo com a marca japonesa, mais conforto, melhor desempenho e mais segurança. Produzida em Zárate, na Argentina, e exportada para vinte e três países da América Latina e do Caribe, a Hilux foi repaginada em cima da quarta geração, surgida em 2016, com uma versátil gama de configurações – desde a versão chassi, de cabine simples, até a topo de linha SRX, de cabine dupla – e de motorização a diesel, todas 4×4, e bicombustível. Os preços anunciados pela Toyota são, nas versões a diesel, de R$ 164.790 na chassi, de R$ 170.890 na cabine simples e de R$ 188.990 na STD Power Pack – as três com câmbio manual –, e de R$ 201.790 na SR, de R$ 216.990 na SRV e de R$ 241.990 na “top” SRX – todas com transmissão automática. Nas configurações com motor flex, os preços ficam em R$ 145.390 na SR 4×2, em R$ 157.490 na SRV 4×2 e em R$ 169.790 na SRV 4×4 – todas automáticas. As cores disponíveis para a Hilux 2021 são o Vermelho Metálico, o Preto Mica, o Prata Metálico, o SuperBranco e Branco Perolizado, exclusivo da “top” de linha.

O design atualizado da Hilux está mais evidente na grade frontal – seguindo a tendência hexagonal com a base mais larga vista, por exemplo, na nova S10, no Hyundai HB20 de segunda geração e nos SUVs da Caoa Chery –, nos faróis, nas lanternas e nos para-choques. Internamente, entre as principais mudanças, está o equipamento de áudio, agora integrado ao painel de instrumentos. Todas as versões de cabine dupla da Hilux estão equipadas com um sistema de áudiotouchscreen” de 8 polegadas com conectividade. Em relação à segurança, a linha Hilux 2021 está ainda mais equipada, desde as configurações de cabine simples com controle eletrônico de estabilidade e de tração, assistente de subida e luz de frenagem emergencial automática. A grande novidade, porém, é o pacote de segurança ativa (Toyota Safety Sense), disponível na SRX, com sistema de pré-colisão frontal, sistema de alerta de mudança de pista e cruise control adaptativo, o popular ACC.

As versões SRX, SRV, SR e Power Pack contam com um novo design dianteiro, aparentando maior força e robustez. A SRX se destaca com os novos faróis em leds. Na traseira, a versão topo de linha tem as lanternas em leds com novo grafismo. As rodas de liga leve da SRX e da SRV têm novo desenho com acabamento em preto e pneus 265/60R18. Nas SR e Power Pack, os pneus são 265/65R17, com a SR tendo rodas de liga leve, enquanto na segunda, em aço estampado. As outras configurações têm rodas de 17 polegadas, porém, com pneus 225/70R17. O design lateral da picape média destaca a força e a elegância pela extensão dos para-lamas, que se mesclam com o restante do veículo por meio de um corte transversal, evidenciado na parte superior das portas. As SR, SRV e SRX contam com a maçaneta de abertura da tampa traseira cromada, na qual está localizada a câmera de ré. O para-choque foi projetado para melhorar a acessibilidade à caçamba. O formato do teto tem dois vincos para ajudar a direcionar a passagem de ar para fora da área da caçamba, com o objetivo de tornar a picape mais estável.

A linha 2021 da Hilux segue equipada com motores a diesel e bicombustível. No primeiro, houve um aumento de 15% de potência do 2.8L 16V, que passa a gerar 204 cavalos. Nas versões a diesel com transmissão automática de 6 marchas, o torque cresceu 11%, totalizando 50,9 kgfm a 2.800 rotações por minuto. As equipadas com câmbio manual de 6 velocidades (chassi, cabine simples e Standard Power Pack) mantêm o torque de 42,8 kgfm a 3.400 giros. As configurações flexfuel trazem o motor Dual VVT-i 2.7L 16V DOHC de 163 cavalos a 5 mil rpm, quando abastecidos com etanol, e de 159 cavalos (nos mesmos giros) com gasolina, especialmente projetado para o mercado brasileiro. O principal diferencial é a tecnologia de duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i) que, de acordo com a engenharia da Toyota, atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente.

No seu interior, a Hilux 2021 ostenta o sistema de áudio de forma mais fluida ao painel de instrumentos. Na versão SRX, duas das caixas acústicas JBL se destacam no topo do painel. O novo design e a combinação de cores dos mostradores do velocímetro e do taquímetro, no qual o cinza, o preto e o branco agora predominam, ajudam a renovar a atmosfera interior da picape média. A versão Power Pack também conta com display áudio com tela de 8 polegadas sensível ao toque. Todas as versões cabine dupla ampliaram a oferta em termos de conectividade. Os ocupantes das configurações SRX, SRV e SR, a diesel e flex, que já tinham um sistema multimídia com tela de 8 polegadas “touschscreen” com sistema de navegação (GPS) integrado, TV Digital, rádio MP3, câmera de ré, entrada USB e conexão Bluetooth, passam a contar com conexão para smartphones e tablets por meio do espelhamento Android Auto e Apple CarPlay.

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