Etec de Campinas está na Febrace com app para crianças com autismo
Estudantes da Escola Técnica Estadual Bento Quirino criaram tecnologia que amplia suporte a pessoas com transtorno do espectro autista nos contextos social e educacional
- Data: 11/02/2025 11:02
- Alterado: 11/02/2025 11:02
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
O último Censo Escolar, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em fevereiro de 2024, indicou que existem no Brasil 36 mil alunos com transtorno do espectro autista (TEA). Os dados oficiais mostraram um aumento de 48% em relação à pesquisa anterior.
Ao observar as estatísticas, estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de Campinas, se propuseram a elaborar uma tecnologia para ampliar o suporte a pessoas com autismo nos contextos social e educacional. Trata-se do Incluza – conexão e acessibilidade para pessoas com TEA.
O aplicativo foi desenvolvido por Gabriela dos Santos Monteiro, Júlia Karoline Miranda Lima e Samuel de Paiva Santana, alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Eletrotécnica, sob orientação e coorientação das professoras Regina Morishigue Kawakami e Glaucia Gisele Tenório, respectivamente.
O Incluza é um dos 14 projetos de estudantes das Etecs do Centro Paula Souza (CPS) classificados para a final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada no campus Butantã, da Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 24 e 28 de março.
A Etec Bento Quirino ainda conta com mais um projeto entre os finalistas: Millwisp: sistema inteligente integrado para prevenção de doenças do trato urinário em felinos.
Acessibilidade para os pequenos
“Com o objetivo de tornar o aprendizado e a socialização mais eficientes para crianças com TEA, a ferramenta disponibiliza adaptações de conteúdo nas disciplinas de português, matemática e inglês, proporcionando atividades interativas, jogos simbólicos, cronogramas diários e exercícios que estimulam a comunicação e a atividade física”, explica a orientadora.
O aplicativo também oferece suporte às famílias e à equipe multidisciplinar que acompanha as crianças com o transtorno. Com enfoque específico na comunicação social, o recurso inclui exercícios como “crie uma história”, que incentiva o uso da imaginação, aprimorando habilidades de fala, pensamento e interação social.
“As atividades são acessíveis para crianças com dificuldades verbais e não verbais, permitindo a expressão de forma escrita, oral ou por desenhos, conforme as necessidades de cada um”, ressalta Regina. “A plataforma ensina ainda a pedir ajuda e a usar expressões de forma independente, funcionando como um suporte essencial para que os usuários se comuniquem com o mundo ao redor.”
Sucesso na 15ª Bentotec
Em outubro de 2024, o Incluza ficou com o terceiro lugar na categoria Ciências e Saúde na última edição da Feira de Ciências e Tecnologia da Etec Bento Quirino (Bentotec). Também ganhou um prêmio especial concedido pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP). A mostra apresentou cerca de 120 trabalhos acadêmicos para um público estimado de 6 mil visitantes.
“A participação dos alunos em competições de conhecimento e mostras técnicas proporciona oportunidades de exibir suas habilidades e capacidades”, avalia Regina. “Esses eventos contribuem com o crescimento dos estudantes, eles retornam com muitas ideias, animados e querendo mais. No caso da Febrace, uma das feiras mais importantes do País, participar do evento já é uma vitória”, conclui.