Estúdio de Criação do Facebook: como funciona?
Conheça as ferramentas para criação de conteúdo disponibilizadas pela plataforma do Facebook
- Data: 11/04/2022 10:04
- Alterado: 11/04/2022 10:04
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:
O Estúdio de Criação do Facebook reúne em uma plataforma única diversos recursos para criar e gerenciar publicações nas Páginas do Facebook e contas do Instagram. Entre as suas principais funcionalidades, o estúdio de criação permite que perfis comerciais possam publicar, agendar, monetizar e monitorar seu conteúdo nas duas redes sociais. A plataforma está disponível para o computador através da versão web e por aplicativo para dispositivos móveis.
Como funciona o Estúdio de Criação do Facebook?
Para acessar o Estúdio de Criação, é necessário fazer o login na plataforma com a função administrativa de Administrador ou Editor de uma página no Facebook. Ao entrar na ferramenta, o usuário pode alternar entre a sua conta no Facebook e sua conta no Instagram, basta clicar nos ícones das redes sociais localizados no alto da tela. Em contas que administram diversas páginas, o usuário pode escolher a página que deseja visualizar individualmente.
A publicação de conteúdo no Facebook pode ser feita logo na página inicial no campo de “Publique algo…” ou acessando o botão “Criar novo” e depois clicando em “Criar publicação”. Após essa etapa, a plataforma abre o editor de publicação e disponibiliza diversos recursos. Além das funções mais comuns como inserir textos, links e hashtags, é possível pesquisar as hashtags que estão em alta no momento, acessar aquelas que foram utilizadas recentemente e salvar hashtags para futuras publicações. O editor do Estúdio de Criação possibilita adicionar imagens, vídeos ou realizar uma transmissão ao vivo. As imagens também podem ser editadas no próprio campo de mídia da plataforma.
Ao criar uma publicação, o usuário ainda tem opções para visualizar a prévia de um link, caso tenha incluído algum e acrescentar a localização. Em “Mais opções”, encontra-se recursos para turbinar o post e incluir o botão de chamada para ação para receber mensagens. A área de “Configurações de distribuição” possibilita “Parar distribuição no Feed de Notícias”, ao determinar uma data e horário para encerrar a exibição do conteúdo em um período específico. Quando finalizar a edição da publicação, o administrador ou editor pode publicar imediatamente ou clicar na seta ao lado do botão “Publicar” para programar a publicação, salvar como rascunho ou usar data retroativa.
As postagens programadas e os rascunhos são exibidos em “Pré-publicados” no menu lateral com opções de filtrar a listagem, editar, visualizar a prévia e excluir uma publicação. O menu lateral do Estúdio de Criação do Facebook também permite acessar os posts publicados, as notificações, a biblioteca de conteúdo, os insights com métricas de resultados da página e das postagens, o teste de publicação para fazer comparativos de desempenho em diferentes versões de publicações, entre outras várias funcionalidades.
O Estúdio de Criação disponibiliza recursos semelhantes para o Instagram, como criar e agendar publicações, gerenciar a biblioteca de conteúdo e acessar informações sobre o desempenho da conta. A Meta (Facebook) continua atualizando os recursos da plataforma e inserindo novas funcionalidades.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.