Escola pública e privada de SP participam de projeto de educação alimentar de Bela Gil

Camino School e a EMEI Dona Leopoldina abraçam o Cozinhas & Infâncias, criado pelo Instituto Comida e Cultura (ICC)

  • Data: 03/03/2022 10:03
  • Alterado: 17/08/2023 08:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Instituto Comida e Cultura (ICC)
Escola pública e privada de SP participam de projeto de educação alimentar de Bela Gil

Escola pública e privada de SP participam de projeto de educação alimentar de Bela Gil

Crédito:Divulgação

Você está em:

Uma vida saudável é um assunto sério, ainda mais se considerado o público infantil. A escolha de uma alimentação balanceada tem influência na formação dos pequenos, tendo interferência direta no fortalecimento físico, emocional e de capacidades cognitivas, como concentração e memória, além de influir até nas habilidades motoras. O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) – da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – revelou que 80% da população com idade até 5 anos já consumiu algum alimento ultraprocessado, como biscoito, refrigerante e outras bebidas açucaradas. De um total de 14.558 entrevistados, um quarto não havia consumido água pura no dia anterior ao questionário.

Lançado em fevereiro pelo Instituto Comida e Cultura (ICC), em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) e a Faculdade de Saúde Pública da USP para avaliação do projeto, o “Cozinhas & Infâncias” é um curso de formação para educadores de escolas públicas e privadas com foco na inserção do tema da alimentação nos currículos escolares, que será realizado ao longo deste semestre. Entre as escolas participantes estão a Camino School e a EMEI Dona Leopoldina, que contarão com um suporte de um time de peso, como a apresentadora Bela Gil. “Nosso propósito é inovar e instrumentalizar os professores e demais atores envolvidos no desenvolvimento integral das crianças, para reconectá-las ao alimento por meio de práticas culinárias e de um resgate lúdico da nossa história, cultura e biodiversidade”, conta Bela Gil, uma das 5 mulheres idealizadoras e fundadoras do ICC.

O projeto tem como objetivo fazer com que as crianças mudem a maneira como veem os alimentos, desde a produção até os efeitos no corpo, impactos no entorno e no planeta. A partir disso, a Camino School, sempre atenta às oportunidades de desenvolvimento e formação de seus profissionais também passou a fazer parte do “Cozinhas & Infâncias”.

“Acreditamos que os hábitos alimentares são formados na infância. Temos um cuidado redobrado em relação às dietas dos nossos estudantes. Por isso, resolvemos avançar com essa iniciativa em parceria com o ICC, uma entidade que acredita na educação alimentar como um dos pilares pedagógicos”, explica Cris Thomazin, nutricionista líder na Camino School. “Nem sempre nos damos conta, mas essa preocupação no que diz respeito a uma nutrição saudável deve ser uma prioridade por influir em várias frentes: na rotina escolar, no desempenho em sala e até mesmo na relação familiar”, complementa.

Hora de comer: como funciona o menu da Camino School

Elaborado por um time especializado, que faz questão de alternar as opções mensalmente, diversificando os componentes nutricionais e agradando os mais variados paladares, o cardápio da Camino School é terceirizado. Os alimentos são manipulados internamente na cozinha da escola, usando farinha integral, grãos como chia e linhaça, entre outros ingredientes. Há dois nutricionistas in loco atribuídos a essa maratona. A escola dá preferência a alimentos integrais e mesmo itens mais calóricos, como o pão de queijo, seguem esse modelo.

O menu se divide em quatro refeições: café da manhã, snack 1 (manhã), almoço e snack 2 (tarde), com opções salgadas e doces. O acompanhamento dos estudantes é feito por diversos profissionais, reforçando os aspectos nutricionais mesa a mesa, passando individualmente e conversando com os estudantes. Por que não quer comer? Gostou do prato? Teve algo de diferente? Essas são perguntas recorrentes.

Diariamente, opções como salada com alface e tomate, arroz integral, arroz branco, uma leguminosa, um tipo de feijão, um tipo de carne branca e vermelha e uma opção vegetariana estão sempre disponíveis. Os sucos são todos naturais (não concentrados) e não há nada industrializado ou adoçado. Há sempre uma fruta do dia e há alternativas para quem não gosta daquela opção.

Camino Education – Como um ecossistema educacional que integra educadores, gestores, pais e estudantes, a Camino Education tem a missão de enriquecer a Aprendizagem para milhões de alunos, com a aspiração de transformar aulas tradicionais em experiências de aprendizagem inesquecíveis, de alta qualidade educacional e engajamento significativo dos educadores e dos alunos, por meio da Aprendizagem Ativa. A Cloe, plataforma digital completa de Aprendizagem Ativa desenvolvida pela Camino Education, a Camino School, escola de referência em São Paulo, e o Centro Camino de Aprendizagem Ativa, centro de formação de educadores, compõem esse ecossistema. A Camino Education é a primeira Edtech brasileira a compor a comunidade Global Innovators do World Economic Forum e está entre as 100 Edtechs mais inovadores da América Latina, segundo o ranking 2020 LATAM 100 Edtechs anual.

Compartilhar:

  • Data: 03/03/2022 10:03
  • Alterado:17/08/2023 08:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Instituto Comida e Cultura (ICC)









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados