Empresários discutem formalização do Arranjo Produtivo Local em reunião nessa quinta-feira
GT de Ferramentaria discutiu curso de qualificação em parceria com o Senai e formou comissão para negociar com as indústrias automobilísticas
- Data: 27/07/2012 21:07
- Alterado: 27/07/2012 21:07
- Autor: Kallyny Portugal de Jesus
- Fonte: PMSBC
Crédito:
A estruturação e formalização do Arranjo Produtivo Local (APL), entidade criada para defender o segmento de moldes e ferramentaria na região, com o objetivo de incentivar a produção das empresas do setor, frente às importações, foi o tema da 7ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Ferramentaria, que aconteceu na manhã dessa quinta-feira (26), no Salão Nobre do Paço Municipal, em São Bernardo do Campo.
Além do debate sobre o melhor formato para estruturar o APL – em associação ou em empresa âncora de ferramentaria –, foram discutidas as propostas de parceria com o Senai, por meio de cursos de qualificação e a criação de um portal para o setor.
Na reunião foi definida, ainda, uma comissão para negociar com as indústrias automobilísticas nos próximos dias e apresentado aos empresários o Posto Avançado de Cadastramento (PAC) da Petrobras, uma oportunidade para as empresas se cadastrarem como fornecedoras de bens e serviços da petroleira.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição, é importante acompanhar essas reuniões de trabalho para estudar formas de fortalecer as indústrias e criar mais empregos.
O encontro reuniu empresários do setor de ferramentas e moldes de cidades do ABC e do interior de São Paulo.
Esta reunião do GT de Ferramentaria foi organizada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico das prefeituras de São Bernardo e Diadema e com representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, da Abimaq, da Abifa e de aproximadamente 40 empresas do setor, que se relacionam diretamente com as indústrias automobilísticas. O próximo encontro será no dia 13 de agosto, às 9h, no Salão Nobre do Paço Municipal.