E-commerce: como vender online?

Conheça o mercado digital e saiba como fazer vendas através da internet

  • Data: 21/09/2020 16:09
  • Alterado: 21/09/2020 16:09
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
E-commerce: como vender online?

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Há alguns anos a influência das empresas na internet vem ganhando força no mercado, a necessidade de construir uma presença estruturada no ambiente virtual deixou de ser um diferencial e passou a ser essencial para todos os negócios que desejam ter sucesso em seus segmentos. Por isso, os sites ganharam ainda mais relevância para as empresas, porém o e-commerce não é apenas um site comum. O termo e-commerce é uma abreviação do inglês eletronic commerce ou comércio eletrônico em português e refere-se às vendas realizadas através da internet.

No atual momento de pandemia, onde o comércio foi afetado diretamente, o e-commerce tornou-se a alternativa para manter as vendas no setor. Apesar do fechamento das lojas físicas e a pouca procura após a reabertura do comércio, os consumidores continuaram comprando, a diferença está na forma de compra utilizada por eles. Segundo levantamento da empresa de inteligência de mercado Neotrust/Compre&Confie publicado pela Exame, as vendas online aumentaram 104% no segundo trimestre de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado, tendo um faturamento de 33 bilhões de reais.

Alguns especialistas definem e-commerce e loja virtual como operações diferentes, neste texto vamos abranger os dois termos para explicar um pouco mais sobre os sites de venda online.

Diferente dos marketplaces, onde diversas empresas podem divulgar em um mesmo site, o e-commerce de uma empresa vende apenas os produtos que ela quiser divulgar. A estrutura da loja virtual pode ser desenvolvida desde o início da construção do site ou pode ser baseada em uma plataforma de e-commerce. As plataformas de venda online podem ser gratuitas com uma limitação de recursos e funcionalidades ou pagas para fornecer mais ferramentas. Há diversas opções no mercado e a escolha do sistema ideal depende das características de cada negócio, como o seu tamanho, segmento e investimento.

Entre os fatores a serem considerados no desenvolvimento de um e-commerce, está o seu design, o layout, o cadastro de produtos e até a velocidade do site. Elementos como esses podem influenciar na divulgação do e-commerce, no tráfego de acessos no site e na conversão das visitas em vendas efetivadas. Assim como em todos os meios de comunicação visual que envolvem uma empresa, o design do e-commerce também precisa ter a sua identidade visual bem aplicada e de acordo com o manual da marca. Isso significa que a “cara” do e-commerce deve transmitir a personalidade da loja para os seus clientes.

O layout da loja virtual pode variar conforme a estrutura que cada empresa define para exibir os seus produtos, como categorias, galeria de imagens, ficha técnica e variações de cor e tamanho, por exemplo. O cadastro de produtos é uma parte importante do e-commerce que deve ser planejada desde a categorização dos produtos até as imagens e informações que deverão ser cadastradas, seguindo o layout planejado para o e-commerce. Se a variedade de produtos tiver uma rotação muito grande, essa área do site terá uma relevância ainda maior.

Além do e-commerce, existem outras alternativas para as empresas realizarem vendas online, como os serviços de entrega por aplicativo e os marketplaces. A aplicabilidade dessas ferramentas vai depender do segmento de cada negócio e o seu objetivo no mercado. Para as empresas que trabalham com prestação de serviços ou venda de produtos que exijam a realização de orçamentos, ainda existe a possibilidade dos sites institucionais que apresentam as suas informações e as atividades da empresa e os sites catálogos que servem como uma vitrine para os produtos.

As diversas plataformas disponíveis para as empresas facilitam as vendas online, porém não basta apenas ter um e-commerce, é necessário realizar um planejamento estratégico para obter sucesso nas vendas pela internet.  A Plataformanet é uma agência de marketing digital que abrange todos os passos para a criação de uma loja virtual, desde o design até o trabalho com especialistas para selecionar a plataforma ideal para cada empresa e realizar o desenvolvimento do seu site. A Plataformanet também conta soluções para divulgação de e-commerce, como estratégias de SEO e redes sociais, além de ser uma agência parceira do Google e habilitada para produzir campanhas de anúncios.

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  • Data: 21/09/2020 04:09
  • Alterado:21/09/2020 16:09
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet









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