Duas centenas
A IC Transportes, empresa de Sumaré (SP) dedicada ao transporte rodoviário de produtos sólidos, líquidos e gases a granel, adquiriu duzentos caminhões Volvo – 193 FHs e sete VMs – para renovar parte de sua frota. A IC Transportes desenvolve um programa robusto de treinamento de motoristas com foco na segurança e no meio ambiente, […]
- Data: 14/04/2020 11:04
- Alterado: 14/04/2020 11:04
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Caminhão Volvo FH da IC Transportes
Crédito:Divulgação
A IC Transportes, empresa de Sumaré (SP) dedicada ao transporte rodoviário de produtos sólidos, líquidos e gases a granel, adquiriu duzentos caminhões Volvo – 193 FHs e sete VMs – para renovar parte de sua frota. A IC Transportes desenvolve um programa robusto de treinamento de motoristas com foco na segurança e no meio ambiente, é a maior do Brasil no segmento de gases do ar e está entre as principais no setor de granéis sólidos. Atualmente, 70% da frota da IC é da Volvo. “O custo-benefício é muito bom em todos os aspectos. Incluo o pós-venda, a relação com a rede de concessionárias, os planos de manutenção, o tratamento de dados e o direcionamento de treinamentos. É todo um pacote que permite resultados cada vez mais eficientes para a empresa. Nossos valores são parecidos com os da Volvo. Isso facilita a relação e é um dos motivos da parceria de mais de duas décadas”, afirma Ivan Luis Camargo, vice-presidente comercial da IC. Os novos caminhões são equipados com o pacote de segurança Volvo. Entre vários itens, estão o sistema de controle de estabilidade ESP (reduz o risco de o veículo tombar em curvas e manobras erradas), alerta de mudança de faixa (câmera que avisa se o motorista passar sobre as faixas da estrada sem sinalizar, indicando fadiga), detector de atenção (monitora a condução e emite alerta em caso de cansaço e sonolência do motorista) e sistema de frenagem em emergência, que monitora os veículos à frente, adapta a velocidade e, caso o motorista não reduza a velocidade, freia sozinho o caminhão.
Na terra das pirâmides
A Mercedes-Benz do Brasil acaba de fazer uma importante venda para o continente africano. A empresa negociou a exportação de cinquenta e oito unidades de caminhões Accelo e Atego para o Egito, sendo vinte e oito modelos Atego 1725/48 4×2, dois Atego 1725/36, oito Atego 1418 e vinte Accelo 915. Esses veículos, produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, serão entregues no primeiro trimestre deste ano. Os caminhões serão utilizados no grande projeto egípcio da Nova Capital do Cairo, que está sendo criado a cerca de 40 quilômetros da cidade original, sendo destinados à limpeza de esgotos e estradas. “Essas operações severas exigem veículos robustos, resistentes e que tenham ótimo custo-benefício. Por isso, essa nova venda reafirma a preferência dos clientes pelos caminhões Mercedes-Benz produzidos no Brasil e reforça o compromisso da marca em oferecer modelos de acordo com a necessidade de cada país”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Os caminhões Atego 1725 e os Atego 1418 serão equipados com sweeper (vassoura móvel) para limpeza de ruas e estradas. Já o Accelo 915 terá o implemento jet vaccum para serviços de limpeza de esgoto.
Nos caminhos de Minas
As empresas mineiras Transcotta e Turin Transportes adquiriram recentemente quinze novos ônibus urbanos produzidos pela Caio Induscar. Das unidades compradas, dez foram entregues para a Turin, do modelo micro-ônibus F2400, versão urbana. Esses veículos operarão em Ouro Preto, pelo consórcio Rota Real, e trarão praticidade para a cidade, pois circulam por ruas mais estreitas. Já os outros cinco ônibus adquiridos pela Transcotta são do modelo Apache Vip, de motor dianteiro, o urbano líder de vendas do país e produto consagrado no mercado de transportes, devido a sua qualidade e durabilidade. Parte dessas carrocerias também circularão em Ouro Preto, pelo consórcio Rota Real, e outras três unidades na cidade de Mariana. Todos os ônibus adquiridos têm itinerários eletrônicos em leds, sistema de monitoramento por câmeras, preparação para GPS, catraca e bilhetagem eletrônica.
Já na Europa
Segundo a Mercedes-Benz, o sucesso do Vito sempre foi baseado em fatores como versatilidade, flexibilidade e uma relação custo/benefício equilibrada. Extensivamente atualizado, com destaque para a grade do radiador em novo visual, o Vito que chega agora à Europa se revela ainda mais atraente. Os destaques incluem a nova e eficiente geração a diesel de quatro cilindros da família de motores OM 654 e a renovada versão 100% elétrica eVito Tourer. Apresentado em 2018, o eVito continua totalmente livre de emissões, mas agora o consumo combinado de energia é de 26,2 kWh/100 km e uma autonomia de até 421 quilômetros. Novos produtos e recursos em sistemas de informação e entretenimento, bem como aprimoramentos no design, completam as versões elétrica e a diesel do Vito. O novo Vito poderá ser comprado a partir de abril de 2020. Os preços começam em 22.598 euros na Alemanha (cerca de R$ 127 mil) para uma van Vito com a linha de equipamentos Worker. Já o novo eVito Tourer chega apenas em junho de 2020.