Detran.SP denuncia servidora por inserção de dados falsos no sistema
A mulher cancelava comunicação de vendas de veículos sem seguir os procedimentos determinados por lei
- Data: 19/03/2021 18:03
- Alterado: 19/03/2021 18:03
- Autor: Redação
- Fonte: Detran.SP
Crédito:Divulgação
O Detran.SP denunciou na quinta-feira (18) uma funcionária do Ciretran de Votorantim, acusada de inserção de dados falsos no sistema do Departamento de Trânsito. A diligência na sede do departamento no município foi executada por policiais da Delegacia de Votorantim e a funcionária foi presa em flagrante.
A investigação interna apontou que a funcionária estava cancelando comunicações de vendas de veículos de várias localidades do Estado, sem seguir os procedimentos determinados por lei. Para tentar burlar as investigações ela usava a senha de outra pessoa da repartição.
A suspeita é de que ela recebia informações destes veículos de maneira informal, por meio de despachantes e lojistas, que solicitavam o serviço. Seu computador e celular foram apreendidos e levados para perícia técnica.
Será instaurado processo administrativo contra a funcionária que deverá ser afastada de suas funções. A pena para este tipo de fraude é de 2 a 12 anos, conforme determina o Artigo 313-A, do Código Penal.
Controle Interno
A identificação desse fato é fruto de alterações de sistemas e controles internos que o Detran.SP vem promovendo, com investimentos em segurança para evitar fraudes e situações como a de Votorantim.
Para aumentar o controle interno e evitar a prática de desvios de conduta dentro da autarquia, o Departamento de Trânsito tem adotado uma série de providências. Dentre elas:
– Ajustes no sistema da Prodesp para tornar as operações mais impessoais (automatização de processos)
– Implantação de Token eletrônico para dupla validação em operações sensíveis. Exemplo: registro de pontuação
– Validação biométrica nas provas teóricas
– Fortalecimento dos canais de denúncia
O Detran realiza ainda de forma regular e periodicamente diligências e fiscalizações em parceiros como:
– CFCs
– Médicos e psicólogos credenciados
– Locais de exames práticos
– Provas teóricas
– Empresas credenciadas de vistoria
– Estampadoras
– Desmontes
O objetivo das fiscalizações é coibir fraudes e irregularidades nos serviços do Detran.SP com base em denúncias recebidas pela Ouvidoria, com auxílio da sociedade e de ofício, através de monitoramentos sistêmicos.
Ao longo de 2019 e 2020, o Detran.SP participou de ações conjuntas com a Policia Militar, Policia Civil e Polícia Federal, visando combater desvios de conduta. O cidadão que busca facilidades ou serviços de forma irregular também poderá responder criminalmente.