Consórcio articula com Estado pacote de apoio à população LGBT
O coordenador Estadual da Diversidade Sexual, Marcelo Gallego, esteve na entidade regional para debater demandas
- Data: 13/09/2019 16:09
- Alterado: 13/09/2019 16:09
- Autor: Cadu Proieti
- Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Crédito:Divulgação/Consórcio ABC
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC articulou com o Governo Estadual, nesta sexta-feira (13/9), ações de apoio à população LGBT da região. A entidade regional recebeu o coordenador estadual da Diversidade Sexual, Marcelo Gallego, para debater projetos conjuntos.
Um dos temas foi a elaboração de uma pesquisa quanti-qualitativa LGBT do Grande ABC, que seria uma espécie de censo para essa população. A iniciativa já foi aprovada pelos prefeitos em Assembleia em novembro de 2017, e atualmente o Consórcio ABC busca captação de recursos para viabilizar a ação, seja por recursos próprios ou por emendas parlamentares.
“É de extrema importância a realização desse censo para dar alicerce a outras políticas regionais para população LGBT, para conhecimento de quantas pessoas serão atingidas e como. Nossa Diretoria de Programas e Projetos fará contato com deputados interessados em apoiar financeiramente o projeto”, explica o secretário-executivo da entidade regional, Edgard Brandão.
Outro assunto debatido, por sugestão de Gallego, foi uma articulação regional entre as ouvidorias municipais para um padrão de recebimento de denúncias de LGBTfobia. A proposta será levada para apreciação da Assembleia de Prefeitos. A ideia é que as queixas sejam encaminhadas pelos municípios à Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo para que sejam dados os encaminhamentos necessários.
Foi debatida também a proposta do Governo do Estado, já aprovada e com a data prevista para dia 11 de dezembro, o Casamento Igualitário Coletivo para População LGBT do Grande ABC. “Foi um sucesso a realização do casamento igualitário coletivo na cidade de São Paulo, uma ação inclusiva que será de grande adesão também no ABC”, defendeu Gallego. O Consórcio ABC buscará parcerias para disponibilização de um espaço e infraestrutura para a realização do evento.
A reinserção das pessoas trans por meio da inclusão em programas municipais de trabalho já existentes também foi pauta da reunião. O Grupo de Trabalho (GT) LGBT da entidade regional formatará um projeto para valorização profissional dessa população na região.
Além de Gallego e Brandão, participaram da reunião também o coordenador do GT LGBT do Consórcio ABC, Vitor Lopes, os diretores de Programas e Projetos, Giovanni Rocco, e Jurídico da entidade regional, Eduardo Barros de Moura, e a coordenadora de Programas e Projetos Maria Gracely Batista Marques, a Graça.