Conheça três ferramentas de gestão para empresas
Saiba como essas ferramentas podem auxiliar no gerenciamento de uma empresa
- Data: 09/11/2020 16:11
- Alterado: 09/11/2020 16:11
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:
As responsabilidades atribuídas na gestão de um negócio podem exigir muito de um empreendedor, por isso as ferramentas de gerenciamento para empresas podem contribuir com as principais atividades executadas no dia a dia de uma gestão empresarial. Os aplicativos e sistemas que te ajudam na organização de tarefas também são importantes, mas nessa edição vamos apresentar ferramentas ligadas às metodologias utilizadas para melhorar ainda mais o processo de gerenciamento de um negócio, influenciando diretamente nos seus resultados. Entre as suas vantagens, é possível organizar o processo de venda, monitorar os seus investimentos e administrar melhor os seus recursos.
Business Canvas Model
O Business Canvas Model, também conhecido como quadro de modelo de negócios, está entre as principais ferramentas de gestão para empreendedores. O Canvas é um modelo de tabela com nove etapas de planejamento de negócios, que vão organizar as suas atividades e não deixar nenhuma ação importante de lado. No Business Canvas Model, os elementos que devem ser preenchidos são: proposta de valor, segmentos de clientes, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos, atividades, parcerias e estrutura de custos. Cada um desses blocos deve ter as informações necessárias para descrever os seus projetos, desta maneira, você consegue ter uma visão ampliada e até pode mapear com mais facilidade cada atividade.
Análise SWOT
A análise SWOT é uma ferramenta que vai te ajudar a conhecer melhor a sua empresa e fazer uma avaliação profunda do seu negócio. Através dessa análise você se baseia em informações concretas e úteis que vão te auxiliar a fazer um bom planejamento. A sigla SWOT significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). E a análise SWOT consiste em avaliar essas quatro questões dentro da sua empresa. Ou seja, quando fizer a análise SWOT, você vai analisar quais são os seus pontos fortes e os pontos fracos, quais são as oportunidades de negócio e quais ameaças podem afetar a sua empresa. Ao fazer essa avaliação você consegue prevenir e alterar possíveis falhas, reforçar pontos positivo e investir seus recursos em oportunidades que realmente vão trazer resultados.
KPI – Key Performance Indicator
Monitorar a execução das ações conforme o que foi programado é tão importante quanto o planejamento e para acompanhar essas ações existe o KPI (Key Performance Indicator). O KPI ou indicador-chave de desempenho é uma métrica que indica como está o andamento das suas estratégias, se elas estão sendo eficientes e se os resultados obtidos estão de acordo com o planejado. Entre os inúmeros indicadores que você pode avaliar, é recomendado que você selecione aqueles que realmente possam refletir os seus resultados e que sejam relevantes para a sua empresa.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.