Confira as novas tecnologias da Copa do Mundo 2022
Conheça as inovações tecnológicas que vão estrear na Copa do Mundo no Catar
- Data: 29/11/2022 07:11
- Alterado: 29/11/2022 07:11
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:
A Copa do Mundo é um evento que vai além do esporte e mostra para todo o planeta as mais diversas surpresas. E, assim como aconteceu em outras edições, a Copa do Mundo 2022 promete trazer novas tecnologias para o campo.
A escolha do Catar como sede trouxe grandes novidades: pela primeira vez na história, o torneio acontecerá em um país árabe, no Oriente Médio e ocorrerá nos últimos meses do ano. Porém, as inovações apresentadas pelo Catar vão além disso. Apesar do seu território pequeno, o país sede da Copa possui uma grande reserva de gás natural e petróleo, o que representa um grande retorno econômico e faz dele um dos países mais ricos do mundo. Então, pode-se esperar muito investimento em infraestrutura e tecnologias nessa Copa do Mundo.
Bola com sensor para o VAR
A Al Rihla, a bola oficial da Copa 2022, apresenta novidades para as análises do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo em inglês) durante os jogos. Desenvolvida pela Adidas, a bola oficial possui um sensor de unidade de medição inercial (IMU) para fornecer informações que podem auxiliar da detecção de lances de impedimento. Posicionado no centro da bola, esse sensor tem capacidade de emitir dados 500 vezes por segundo. Essas informações são enviadas para a sala de operação de vídeo e permite maior rapidez e precisão na apuração do momento do chute, por exemplo.
Tecnologia de impedimento semiautomático
A inovação da bola oficial da Copa com sensor vai ser utilizada em mais uma novidade da FIFA para esse evento: o impedimento semiautomático. A nova ferramenta promete agilizar e tornar mais precisa as decisões dos árbitros sobre os impedimentos. Segundo os organizadores, a tecnologia de impedimento semiautomatizada funcionará através de 12 câmeras de rastreamento posicionadas no teto do estádio. Essas câmeras captarão até 29 pontos de diferentes partes do corpo de cada jogador, 50 vezes por segundo, permitindo que o sistema calcule a exata posição do jogador em campo.
As informações geradas pelo sensor da bola e os dados do sistema de rastreamento serão combinados com inteligência artificial. Então, quando um jogador que estava em posição de impedimento receber a bola, a nova tecnologia emitirá um alerta automatizado para os árbitros de vídeo que verificarão o lance manualmente antes de informar o juiz em campo.
Estádio desmontável
A Copa do Mundo de 2022 terá um estádio desmontável entre as suas sedes pela primeira vez na história do evento. Chamado de Estádio 974, a arena foi montada com contêineres, estruturas de aço modulares e materiais reciclados. Localizado em Doha, o estádio receberá seis jogos na fase de grupos e um jogo nas oitavas de final.
Tecnologia de resfriamento nos estádios
Devido às altas temperaturas na região, a Copa do Mundo no Catar teve a sua data alterada para o final do ano, rompendo um tradição de décadas. Porém, o calor excessivo trouxe outra novidade para a competição: os estádios terão uma tecnologia de resfriamento inovadora. Desenvolvido exclusivamente para a Copa, cada arena com o sistema de refrigeração contará com uma usina localizada a uma curta distância. As máquinas receberão a água fria que será bombeada para dentro do estádio por meio de tubos distribuídos ao longo das arquibancadas e do campo. Assim, a tecnologia de ar-condicionado manterá a temperatura agradável no local.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.