Como verificar perfis e páginas no Facebook e no Instagram?
Entenda como o Facebook e o Instagram fornecem o selo de verificação para as contas nas redes sociais
- Data: 22/09/2021 15:09
- Alterado: 22/09/2021 15:09
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:
O selo de verificação nas redes sociais sinaliza que o perfil ou a página é oficial e representa a pessoa ou a organização de maneira autêntica. O processo para tornar a sua conta em um perfil ou uma página verificada pode variar de acordo com cada rede social, assim como os requisitos exigidos para confirmar a identidade e a necessidade de verificar o usuário. Normalmente, o selo de verificação aparece como um ícone azul com o sinal de visto dentro de um círculo ao lado do nome da pessoa ou marca verificada. Com essa sinalização, o usuário pode comprovar que o perfil ou a página que está acessando realmente pertence a figura pública ou a instituição que a conta está representando.
Selo de verificação no Facebook
Para solicitar a verificação de um perfil ou uma página no Facebook, o usuário deve preencher um formulário disponibilizado pela plataforma. É necessário estar logado com sua conta da rede social para acessá-lo. As informações solicitadas, incluem definir o tipo de conta (página ou perfil) e a sua URL. Com o objetivo de verificar a autenticidade da conta, o usuário precisa adicionar no formulário um documento de identificação oficial. Para confirmar a notabilidade, o Facebook solicita que o usuário defina a região em que a sua página ou o seu perfil é mais popular e selecione uma categoria para sua conta, como notícias, esportes, influenciador, empresa, entre outras disponíveis.
O formulário também disponibiliza opções para descrever o seu público, listar outros nomes pelos quais a organização ou a pessoa é conhecida e ainda inserir até cinco links para mostrar que a página ou o perfil realmente pode ser de interesse público. Os perfis ou as páginas que desejam ser verificadas precisam cumprir com os “Termos de Serviço do Facebook” e os “Padrões da Comunidade” definidos pela rede social. Além disso, o Facebook determina que a pessoa ou a marca comprovem que sua conta na plataforma é:
AUTÊNTICA: ao representar uma pessoa real ou uma organização registrada.
ÚNICA: a conta que está solicitando a verificação deve ter uma presença única na rede social. O Facebook verifica apenas uma página ou um perfil por empresa ou pessoa. As exceções são quando há especificidades de idiomas.
COMPLETA: deve possuir uma seção Sobre, foto da página ou do perfil com atividades recentes.
NOTÁVEIS: as pessoas ou as organizações precisam ser bastante conhecidas e pesquisadas. O Facebook analisa páginas e perfis que são destacadas em várias fontes de notícias. Conteúdos promocionais ou pagos não são considerados como fontes para análise.
Selo de verificação no Instagram
O selo de verificação do Instagram pode ser solicitado através do próprio aplicativo da plataforma. Basta acessar o perfil na rede social, clicar nas três linhas no canto superior direito e em “Configurações”. Depois, o usuário precisa acessar “Conta” e clicar em “Solicitar verificação”. Após esses passos, será exibido os campos de informações que deverão ser preenchidos, incluindo: nome completo e tipo de documento que será fornecido como forma de identificação (documentos de identidade nacional ou documentos oficiais da organização).
O Instagram disponibiliza algumas opções para confirmar a notabilidade do perfil, ou seja, para mostrar que a marca ou a pessoa é de interesse público. Nessa etapa, é possível selecionar a categoria que melhor representa o perfil, adicionar descrição sobre seu público e outros nomes pelos quais também é conhecido, além de outros links sobre a conta. O envio da solicitação de verificação não garante que a conta será verificada. O Instagram analisa a solicitação e responde se a conta foi verificada ou não em um prazo de até trinta dias. Caso seja negada, a nova solicitação poderá ser enviada após trinta dias.
A plataforma destaca que o envio de diversas solicitações antes de receber uma resposta pode resultar no cancelamento da descrição. Também não existe a possibilidade de alterar o nome de usuário após a conta ser verificada. Os requisitos exigidos pelo Instagram são semelhantes aos critérios determinados pelo Facebook, como seguir os “Termos de Uso” e “Diretrizes da Comunidade do Instagram”, possuir uma conta autêntica, única, notável e completa com um perfil público, biografia, foto e estar ativa.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.