Como divulgar uma empresa na internet?
Confira os primeiros passos para divulgar marcas, produtos e serviços na internet
- Data: 15/03/2022 08:03
- Alterado: 15/03/2022 08:03
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
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Para empresas que estão começando ou para negócios já estabelecidos no mercado, a divulgação de empresas na internet é fundamental para o sucesso nas vendas. Atualmente, o mundo digital oferece inúmeras soluções para promover marcas online com recursos e ferramentas para empresas de micro, pequeno, médio e grande porte. E todos os públicos e segmentos podem aproveitar as vantagens que o marketing digital tem para oferecer. Por isso, é importante conhecer as principais estratégias para começar a divulgar uma empresa na internet.
Google Meu Negócio
O Google disponibiliza diversos serviços para divulgação de empresas na internet e o Google Meu Negócio está entre eles. A ferramenta é gratuita e permite criar um Perfil de Negócio no Google. Ao fazer o cadastro no Google Meu Negócio, o perfil da empresa será exibido nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps. Assim, quando um consumidor procurar informações sobre o segmento em determinada região, as informações da empresa (nome, endereço, contatos, site, fotos, por exemplo) serão mostradas em um layout padrão da plataforma. Também é através do Google Meu Negócio que as empresas podem gerenciar as avaliações e os comentários recebidos pelo Google.
Logo e identidade visual
A criação de um logo e uma identidade visual é necessária para começar a divulgação de uma empresa porque será uma imagem pela qual o público reconhecerá a marca. O logo é o primeiro passo para desenvolver a cara da marca, é partir dele que as referências visuais da empresa serão definidas. O manual de identidade da marca vai indicar o padrão visual que a empresa deve seguir para comunicar a sua imagem corretamente, incluindo cores, fontes de texto, aplicações do logo, entre outras informações. Os elementos visuais serão utilizados para representar a personalidade do seu negócio em todos os seus canais de comunicação com o público-alvo, como site, redes sociais, apresentações, e-mails, embalagens etc.
Redes sociais
O gerenciamento de redes sociais compõe uma parte importante da comunicação entre a marca e o público. Essa etapa abrange aspectos como criação de contas comerciais, aplicação da identidade visual, utilização de ferramentas exclusivas para empresas, programação de posts e desenvolvimento de campanhas de anúncios. O gerenciamento profissional das redes sociais também é importante para direcionar o conteúdo da empresa de acordo com cada perfil de mídia. Por exemplo, plataformas como LinkedIn e TikTok possuem um grande potencial e não podem ser ignoradas, apesar de serem deixadas de lado por muitas empresas.
Criação de site
Além das redes sociais, o site de uma empresa também é um canal de comunicação fundamental para todo negócio no mundo digital de hoje. Para a criação de sites existem diversas opções que podem ser aplicadas e adaptadas conforme o perfil de cada empresa e a sua meta de investimento. Algumas plataformas fornecem até mesmo estruturas pré-moldadas para construção de lojas virtuais. Mesmo para segmentos de serviços, a criação de um site permite centralizar as informações sobre a empresa, criando um caminho para que clientes em potencial possam conhecer o seu trabalho. O desenvolvimento de um site também é o primeiro passo para colocar em prática outras estratégias do marketing digital, como o Inbound Marketing e os links patrocinados.
Essas estratégias de divulgação de empresas na internet precisam ser desenvolvidas com conhecimento e planejamento para serem assertivas. Por isso, os serviços de profissionais em marketing digital podem fazer a diferença na geração de resultados.
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