Chatbot: o que é, como funciona e por que utilizar?

Entenda como os chatbots podem automatizar a comunicação entre as empresas e os seus clientes

  • Data: 07/11/2022 17:11
  • Alterado: 07/11/2022 17:11
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Chatbot: o que é, como funciona e por que utilizar?

Crédito:

Você está em:

O chatbot é uma ferramenta que permite criar uma interação automática para troca de mensagens em plataformas. Também chamado de chatterbot, o chatbot é amplamente utilizado na comunicação entre as empresas e os seus públicos. Isso porque essa tecnologia possibilita que as organizações possam oferecer respostas ágeis para as pessoas que desejam entrar em contato com a empresa. Por isso, os chatbots são ferramentas vantajosas para negócios que buscam melhorar a sua área de atendimento e proporcionar uma experiência mais assertiva para os consumidores.

O que é chatbot?

A origem da palavra chatbot vem da junção da palavra “chat” referente ao termo “chatter” (que pode ser traduzido como “conversa”) e da palavra “bot” que é a abreviação de “robot”. Ou seja, como o próprio nome já sugere, o chatbot funciona como um robô programado para conversar com seres humanos. Porém, apesar da referência aos robôs, é importante ressaltar que os chatbots têm o objetivo de utilizar uma linguagem natural para fornecer interações mais próximas às conversas reais o quanto for possível.

Os chatbots estão presentes no nosso dia a dia em vários ambientes online. Esses softwares são encontrados em sites no formato de uma caixa de bate-papo (geralmente posicionada no canto inferior esquerdo); em integrações com outras plataformas e mídias sociais, como o Facebook e o WhatsApp e até mesmo em assistentes virtuais, como a Alexa da Amazon e a Siri da Apple.

Como funciona o chatbot?

O chatbot funciona com base em um software que pode ser programado para gerar respostas automáticas para as mensagens enviadas por usuários. A forma como essa interação será realizada depende diretamente do tipo de chatbot: chatbot baseado em regras ou chatbot baseado em inteligência artificial (IA).

O chatbot baseado em regras está limitado apenas às palavras e aos termos literais para o que foi programado. Dessa forma, o software irá fornecer respostas restritas e relacionadas somente ao conteúdo que foi programado para entender. O chatbot baseado em inteligência artificial possui a capacidade de desenvolver a sua linguagem conforme interage com as pessoas. Isso significa que o chatbot pode aprender sozinho e ampliar a sua compreensão das informações que recebe.

Conheça 2 plataformas de chatbots

Atualmente, existem diversas empresas de tecnologia no mercado que disponibilizam softwares e ferramentas de chatbots. Essas soluções permitem aplicar essa tecnologia em diferentes formatos e lugares. Confira duas plataformas que são destaque quando estamos falando de chatbots.

JivoChat

O JivoChat oferece ferramentas para chatbots em aplicativos de mensagens, como Facebook Messenger, directs do Instagram, Telegram, WhatsApp Business, entre outras mídias. Além disso, a plataforma é bastante conhecida por sua ferramenta de chatbot para sites. Essa ferramenta possibilita implementar um bate-papo em sites para atender e dar suporte aos usuários com mais agilidade.

Zendesk

O Zendesk é um software que tem o objetivo de potencializar o atendimento online de empresas. A plataforma oferece recursos para conversas ativas a qualquer hora em diferentes canais de comunicação, opções de personalização para melhorar a experiência das interações e chatbots com inteligência artificial. Entre os negócios que utilizam o Zendesk estão grandes marcas, como: Serasa, Smiles, GitHub, Nubank, Evernote, Uber e Telecine, por exemplo.

Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades. 

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 07/11/2022 05:11
  • Alterado:07/11/2022 17:11
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados